Dicas para escolher o espaço perfeito para o seu grande dia

Publicado por em 24 set 18. Espaço

Olá pessoas lindas. Tudo bem?

Quer tornar sua vida mais fácil na hora de procurar o espaço adequado para o seu big day? Então leia este post. Ao final tem uma listinha de itens que você não pode esquecer. Boa leitura.

Uma das decisões mais difíceis a serem tomadas na jornada rumo ao seu grande dia, é a definição do espaço em que vocês realizarão a sua recepção. É uma escolha cheia de pequenas armadilhas às quais vocês devem estar muito atentos.

Para ajudar vocês nesta tarefa árdua, seguem algumas dicas para tornar a escolha mais fácil.

Vocês já definiram o estilo do seu casamento? Como será? Clássico ou rústico? Um mini wedding ou uma badalada festa para 300 convidados? Querem fazer a cerimônia no mesmo local?

É importante que vocês primeiro definam o estilo do seu enlace, considerando, inclusive, a verba que terão disponível para a realização deste sonho. Muitas vezes, é neste momento que o casal desiste de uma grande festa e parte para a realização de algo mais intimista.

Everto Vila

Definiram o espaço? Está de acordo com o budget definido? Vamos para a segunda etapa: analisem cuidadosa e criteriosamente os espaços que visitarem. Chequem a existência de infraestrutura para atender a pequenos imprevistos – há um espaço coberto para o caso de chuva? Qual é o tamanho do espaço? Quantas pessoas comporta? – não faça esta pergunta somente para o dono do espaço. Ouça também clientes que já realizaram eventos no local – Quantos ambientes há no local (sala de apoio, camarim…)? Como é a cozinha? E os banheiros?

Outro item importantíssimo. Há conforto, comodidade e acessibilidade para seus convidados? Lembrem-se que você os convidou e precisa prover a eles um ambiente agradável, com acessibilidade, de fácil localização e com itens básicos de conforto, como por exemplo um estacionamento ou serviço de vallet.

Há lugares lindíssimos em que você realmente poderia ter um casamento quase perfeito, não fosse a péssima localização (o que dificulta a chegada dos convidados). Busque informações acerca do acesso: como se chega ao local? Há apenas um acesso ou existe uma rota alternativa? Como os convidados chegarão caso chova no dia do seu casório?

Observe se o espaço conta com placas de indicação confiáveis ao longo do caminho, principalmente em locais distantes da cidade – chácara, sítios, fazendas – nos quais a possibilidade de seu convidado se perder é maior.

Leia com muita atenção a minuta do contrato e observe cuidadosamente as cláusulas que tratam da possibilidade de rescisão, multas por cancelamento, contratação de horas extras e hora de entrega do espaço.

Não deixe escapar as informações sobre documentação: licença de funcionamento, autorização dos bombeiros, entre outras. Tudo, absolutamente TUDO, deve estar no contrato, desde de as informações de horário, disponibilidade de montagem e desmontagem até os possíveis mimos oferecidos – na maioria das vezes verbalmente – ao casal. Se os móveis estão inclusos na locação; em que quantidade; em que modelo, etc.

Preferencialmente deixe com a Organizadora do seu evento esta parte mais burocrática. Uma boa assessoria não tem como zerar a possibilidade de imprevistos, mas poderá te orientar e precaver o casal de situações embaraçosas.

Pesquise também o CNPJ, ações judiciais e outras que coloquem em cheque a idoneidade da casa.

Eventuais rescisões de contrato e cancelamento da data seja por parte do espaço locado ou por parte do casal, também devem ser objeto de muita atenção ao ler o contrato.

Estejam muito atentos ao que o espaço oferece de serviço extra. Veja se o serviço é um plus com responsabilidade (quando a casa oferece, se responsabiliza pela qualidade do serviço prestado, mas não obriga a contratação), ou se trata-se de venda casada (quando a casa impõe a contratação e/ou obriga o contratante ao pagamento de taxa extra para levar fornecedor de sua confiança). Lembre-se: VENDA CASADA É CRIME.

Detalhes que não podem ser esquecidos!

Seguem algumas perguntas que vocês não devem deixar de fazer antes de “bater o martelo” na contratação de um espaço para o seu Big Day.

  • Quanto custará o local? Quais são as formas de pagamento?
  • O que está incluído na contratação?
  • O que é à parte e qual o valor?
  • O local tem seguro especial para o casamento? Se alguém se ferir, está coberto pelo seguro?
  • O espaço tem licença e alvará de funcionamento?
  • A documentação exigida para funcionamento está em dia?
  • Qual a capacidade máxima do local?
  • Qual é o período de tempo da locação? E se a festa passar do horário?
  • Existirá alguma festa antes ou depois desta? Se sim, existirá tempo suficiente para limpar o espaço e antes do próximo casamento começar?
  • Que áreas os convidados terão acesso? Quais são as restrições?
  • As mesas, cadeiras, pratos, copos são elementos disponíveis ou há necessidade de contratação com outro fornecedor?
  • O mobiliário faz parte da locação do espaço? Quais são as peças e quantos itens de cada?
  • Existe um buffet incluído no espaço? Posso optar por utilizar um buffet externo ao local?
  • Em caso de falta de luz, há geradores? Eles têm capacidade para funcionar por quanto tempo? Há custo extra para esse caso?
  • Tenho de deixar tudo como está, ou posso mexer nas coisas, e decorar o local como desejar? Existem algumas restrições na decoração?
  • Existe local para estacionar? É gratuito? Tem valet para arrumar os carros? Quanto custa?
  • Os banheiros contam com estrutura para serviços de apoio?
  • O local tem restrições ao volume de música ao vivo?
  • E a segurança do local? É necessário contratar algum tipo de segurança, ou o local tem pessoal para o efeito?
  • Qual é a política de cancelamento?
  • Tem acessibilidade para pessoas de idade, os convidados com mobilidade reduzida, crianças e carrinhos de bebê?
  • Há parcerias com profissionais, então, quando você aluga o local, você fecha um pacote com DJ, decoração, buffet, fotógrafo, entre outros? A contratação destes parceiros é obrigatória ou posso contratar profissionais de fora?
  • Há salas de apoio exclusivas para os noivos?

Com esse roteiro na mão, você já pode sair para procurar o espaço perfeito para realizar o seu sonho.

 

Gostou do post? Não gostou? Acha que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário contando o que achou. Aproveite para falar das suas experiências sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para mim.

Se quiser saber mais sobre algum assunto relacionado ao maravilhoso mundo dos eventos, fique à vontade para sugerir um assunto. Eu vou adorar escrever sobre o que você quer saber.

Deixe as preocupações conosco e seja seu convidado. Aproveite a vida!! Aproveite a festa!!

Comente

*
*