A importância dos ingredientes selecionados no preparo de cada prato

Publicado por em 19 out 18. Buffet - Catering

 

Olá pessoas lindas. Tudo bem??

Hoje estamos reforçando o nosso time de especialistas. Contamos com a preciosa colaboração do Fiaccadori Buffet. Vamos falar um pouco sobre a importância de ir além do quesito preço na hora de escolher o buffet. A preocupação com a qualidade dos ingredientes utilizados na preparação do cardápio dos seus convidados, faz toda a diferença no resultado (em sabor e apresentação), que serão oferecidos a eles. Aproveitem a leitura!!

Acervo Fiaccadori Buffet

A gastronomia é a arte de transformar ingredientes em preparações capazes de extrair os melhores sabores. E para dar início a este processo de transformações, a seleção dos ingredientes para o preparo das refeições é de extrema importância, pois pode mudar completamente o resultado final de cada prato. A partir dessa escolha de cada componente, é que entram as sensações de quem os experimenta. Por isso, uma boa preparação não começa na cozinha, mas no planejamento e na compra dos ingredientes.

Embora haja cada vez mais oferta de comidas processadas, congeladas e industrializadas, essa não é a melhor opção para o preparo de refeições saborosas e saudáveis. Além de serem repletas de substâncias que podem ser nocivas ao organismo, essas escolhas não oferecem o máximo de sabor. Não podemos abrir mão de escolher elementos frescos ao invés de optar por uma seleta de legumes congelada. O resultado final não terá o mesmo gosto.

Outro elemento que exemplifica bem a escolha certa de ingredientes é o uso de creme de leite, que pode ser facilmente encontrado em sua versão fresca e em lata – ou caixinha. Usar o produto fresco, de boa qualidade e mantido sob refrigeração adequada nas preparações que exigem esse grau de qualidade faz com que o resultado final da receita seja totalmente diferente. Isso é fácil notar, já que o creme de leite fresco proporciona uma textura e cremosidade ao prato incomparável, uma vez que possui mais gordura e sabor que o produto industrializado.

Investir em produtos de melhor qualidade em temperos também deixa a receita muito melhor e mais requintada, assim como optar por carnes de primeira, que oferecem um ponto mais interessante, é sempre melhor que oferecer algo de textura e sabor duvidosos para seus convidados.

Acervo Fiaccadori Buffet

É claro que tomar a decisão certa na hora de escolher alimentos é importante, também para a saúde, já que os ingredientes frescos e de boa qualidade possuem propriedades nutricionais que podem ser conservadas por mais tempo e, até mesmo, potencializadas. Isso vale para verduras, frutas, legumes, assim como grãos e oleaginosas em geral. Se o cuidado na hora de comprar for mantido, a alimentação ganha valor nutricional.

E não é preciso muita experiência para perceber que um prato irresistível, com textura adequada e visual atraente tem por trás uma série de estudos, dedicação, carinho e investimentos. Muitas vezes, abrir mão de um ingrediente de valor um pouco mais elevado é abrir mão da qualidade do resultado final.

Selecionar corretamente o que vai para a panela, para o forno ou diretamente para o prato também tem relação com a segurança alimentar. Escolher os itens certos evita vários problemas, como o uso de ingredientes de procedência duvidosa que podem fazer mal à saúde. Optar por produtos orgânicos, por exemplo, elimina a chance de acúmulo de agrotóxicos no organismo. Assim como evitar o excesso de sódio é uma atitude mais saudável e segura.

Agora que não restam dúvidas sobre a importância de escolher bem os ingredientes para o prepara das refeições é só elaborar o melhor cardápio. O fato é que, a partir da seleção dos melhores ingredientes no preparo das refeições e com o cuidado e carinho para fazer cada receita, qualquer preparação será inesquecível para todos.

Acervo Fiaccadori Buffet

 

Gostou do post? Não gostou? Acha que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário contando o que achou. Aproveite para falar das suas experiências sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para mim.

Se quiser saber mais sobre algum assunto relacionado ao maravilhoso mundo dos eventos, fique à vontade para sugerir um assunto. Eu vou adorar escrever sobre o que você quer saber.

Deixe as preocupações conosco e seja seu convidado. Aproveite a vida!! Aproveite a festa!!

 

 

Comente

*
*