Bons motivos para fazer o RSVP

Publicado por em 05 dez 18. Etiqueta, Uncategorized

Hoje para mim é um dia de graça. Quem convive com ela sabe do que eu estou falando. Impressionante como ela nos impulsiona, nos motiva, divide conosco anos de experiência e conhecimento com uma doçura capaz de desarmar até o mais violento dos seres. Muito obrigada Elizabeth Silva por, de maneira tão carinhosa e generosa, se dispor a escrever aqui no meu blog.

 

RSVP é a sigla da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plaît” que, em português significa “Responda Por Favor“.

É muito comum ver essa sigla em convites para eventos de todos os tipos, especialmente de casamentos. O uso desta expressão se originou na França e se difundiu para o mundo, tornando-se uma boa prática de etiqueta social.

Geralmente a sigla RSVP é impressa no final do texto do convite, com os contatos do responsável (telefone, e-mail, aplicativo ou site). O resultado da confirmação de presença permite que os organizadores façam um planejamento mais assertivo, em relação à quantidade de mesas, cadeiras, alimentação, bebidas, lembrancinhas, profissionais de apoio, etc.

A seguir, alguns bons motivos para realizar RSVP no seu casamento:

  1. Transmite a imagem de casamento bem organizado;
  2. Proporciona muito conforto a todos, com orientações, informações e apoio;
  3. Transmite acolhimento e consideração aos convidados;
  4. Por meio de telefone, atende melhor aos convidados mais conservadores ou aqueles que preferem contato humano e caloroso;
  5. Quando feito eletronicamente, atende aos convidados que apreciam mais objetividade e praticidade;
  6. Possibilita uma previsão do número de convidados que irá comparecer, permitindo um melhor planejamento geral;
  7. Dá condições para montagem e ambientação da cerimônia ou da recepção, com mobiliário adequado ao número de convidados;
  8. Orientar os convidados sobre localização, com referências do itinerário;
  9. Alertar sobre o horário para evitar atrasos;
  10. Fornecer informações sobre lista de presentes;
  11. Orientar os convidados sobre trajes;
  12. Verificar a intenção de trazerem crianças e administrar isso com informações pertinentes ao conforto delas;
  13. Inibir, gentilmente, a intenção de que algum convidado, que pretenda levar alguém que não está na lista;
  14. Orientar sobre os eventuais serviços de manobrista e estacionamento;
  15. Prevenir-se sobre alguma solicitação especial de convidados;
  16. Dar sugestões de hotéis, cabeleireiros e outros;
  17. Informar sobre acomodações de pernoite no local, quando for o caso;
  18. Comentar sobre condições do espaço para portadores de deficiências;
  19. Servir de apoio no dia do evento, para possíveis contatos com os convidados;
  20. Para os organizadores, serve de excelente oportunidade de contato com futuros novos clientes.

 

Conteúdo produzido por Elizabeth Silva, consultora na empresa Grupo Consulte, idealizadora e coordenadora do Consulado de Casamentos, com destaque para a Campanha institucional “Casar Sem assessoria, nem pensar!”

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