Samambaia na decoração de casamentos

Publicado por em 01 abr 19. Decoração

Olá pessoas lindas do meu coração. Tudo bem?

Ainda falando sobre as tendências para 2019, uma das mais fortes é a utilização de folhagens na decoração, no buquê e na personalização dos casamentos. Veja como você pode fazer da samambaia um elemento decisivo na ornamentação do seu Grande Dia.

 

Pensa em escolher uma decoração com um toque verde que só a natureza é capaz de proporcionar? Então avalie a utilização de samambaias na decoração do seu casamento. A samambaia é uma planta versátil e charmosa que tem tudo para conquistar um espaço na decoração do seu Grande Dia.

Com características encantadoras, esta planta é cada vez mais utilizada para ornamentar casamentos e outros eventos. Acompanhe: porque usar samambaias na decoração do seu casamento?

Nostalgia é o primeiro ponto. Certamente, você não precisará de muito esforço para se lembrar que havia uma linda planta como esta decorando a casa da sua avó quando você era criança.

Simples de entender o motivo pelo qual ela passou a protagonizar a decoração de casamentos: com sua textura única, ela é versátil podendo ser usada em muros verticais, arranjos aéreos, em cerimônias e para dar aquele toque especial em projetos cenográficos.

Quanto o teto não favorece a decoração podemos utilizá-las numa decoração aérea ou pendurá-las de cabeça para baixo – ousado não?? Já nos muros elas ficarão lindas num fundo de altar e também são excelentes para dividirem ambientes.

As possibilidades são muitas: paulistinha, samambaia americana, chifre de veado, renda portuguesa, avenca, asplênio e samambaia de barranco.

As samambaias americana ou alemã, que possuem folhas cheias e curtas, são quase sempre utilizadas plantadas em vasos para garantir o frescor da planta. Usa-se também a espécie conhecida como Paulistinha, que se compra em maços de corte.

E será que todo estilo de casamento vai bem com uma decoração feita com folhagens? Normalmente as samambaias são mais usadas em casamentos rústicos ou mais despojados. Nesse caso, elas podem ser utilizadas em grande escala para formar painéis ou disfarçar prateleiras ou balaústres, principalmente se a festa for em lugar onde já haja mobiliário ou elemento decorativo fixo.

Folhagem cheia de versatilidade

Mas não tome isso como regra… A samambaia se destaca pela capacidade de se adaptar a diferentes estilos de casamento e situações climáticas.

Ainda sobre a versatilidade da planta, a utilização pode ser tanto em uma decoração mais moderna, onde se mistura o translúcido com as folhas de samambaias em corte e paredes de samambaias, ou clássicos, onde as samambaias são para dar volume e colorir,  trazendo o verde fresco para a ambientação.

A samambaia é uma planta resistente e multifuncional que dá muito charme à decoração. Para ela, uma grande tendência são os muros de plantas e pequenos ramos de samambaias em vidrinhos, garrafinhas que dão um ar de DIY.

Também é tendência usar a folhagem de formas diferentes, como:

-Em buquês campestres, misturados com flores exóticas, e sementes;

-Na decoração de bolos (as pontinhas e brotos diferentes ficam um charme para os casamentos mais rústicos).

– Na decoração do caminho da cerimônia.

Ela ainda vem aparecendo cada vez mais, ainda que tímida, na papelaria, em caminhos de folhagens para decorar as mesas de convidados e ramos únicos para decorar os guardanapos/sousplat.

Embora não seja uma novidade em si, o estilo boho é o mais procurado pelas noivas, especialmente para cerimônias no campo. Neste caso, as samambaias ficam lindas em vasos de madeira, colocadas bem fartas, em alturas variadas, ou sobre armários e prateleiras vintage, enchendo o ambiente de verde e harmonizando o visual do casamento.

Cuidados

Resolveu usar a samambaia na decoração do casamento? É importante ter alguns cuidados para garantir o sucesso do resultado final.

Quando a samambaia for utilizada em vaso, o mesmo não deve aparecer.

É importante que as samambaias adquiridas sejam  novas ede bons fornecedores, pois só assim o volume e frescor da planta será garantido.

Gosto pessoal do casal

Nunca se esqueçam de ter claro e garantido o seu gosto pessoal na hora de definir o uso da samambaia na decoração de casamento. Escolham cuidadosamente o tipo de folhagem que preferem.

 

O que achou do post? Curta, comente e compartilhe com as amigas e amigos que também estão com o pé no altar. Deixe seu comentário ou sugestão. Será um prazer escrever sobre o que você quer saber.

Comente

*
*