Dica do Especialista – Como contratar o fotógrafo do seu casamento??

Publicado por em 26 abr 19. Especialista, Fotografia, Uncategorized

Olá pessoas lindas do meu coração. Tudo bem??

Meu time de especialistas só cresce e se fortalece dia a dia. Agora contaremo com a preciosa colaboração de um parceiro muito querido: o Cleber Massao, fotógrafo. Excelente, sensível e com uma capacidade ímpar de ler possibilidades e imprimir emoções onde nós, reles mortais, só enxergamos o trivial. A partir de hoje, ele estará periodicamente aqui no blog e também nas minhas redes com dicas preciosas sobre a fotografia em casamentos. Aproveitem cada palavra.

Olá, sou Cleber Massao fotógrafo de casamentos.

Tenho uma experiência de 10 anos como fotógrafo de casamentos, iniciei minhas atividades no Japão e desde então já realizei centenas de casamentos pelo mundo e no nosso amado Brasil.
Já fui premiado pelas maiores associações de casamento do mundo (WPJA, AGWPJA, Fearless Protographers, WPS)
Sou formado em história, curioso, autodidata e adoro conversar, sobre tudo..rs
Adoro captar momentos espontâneos, momentos que não voltam mais no tempo e que serão guardados para futuras gerações.
Amo meu trabalho, como digo para alguns colegas de profissão:
Amo registrar o AMOR.

Abaixo quero dar uma pequena luz de como devemos selecionar o profissional que irá captar um dos dias mais importantes de suas vidas.

Como escolher o fotógrafo do seu casamento

1- Nível de importância da fotografia

É isso mesmo. Você precisa saber o quanto a fotografia representa para você. Alguns casais querem apenas o simples registro do momento, seja porque tem um orçamento apertado, ou não fazem ideia de como é sensacional trabalhar com um fotógrafo de casamento top!

Se esse é seu caso, te sugiro o seguinte: dê uma boa pesquisada no trabalho dos melhores fotógrafos da sua cidade, e veja como um bom fotógrafo de casamento consegue captar as emoções mais fantásticas do evento! Sua paixão pela fotografia vai aumentar consideravelmente, e com certeza você irá contratar um fotógrafo de casamento melhor do que simplesmente querer contratar alguém para fazer um simples registro.

Sabemos que na maioria dos casos o orçamento é apertado. Não estamos dizendo que o fotógrafo de casamento mais caro necessariamente é o melhor…

É por isso que é muito importante avaliar também o …..

2- Custo benefício

Mesmo que você tenha um orçamento pequeno, ou altíssimo para o dia do evento, ninguém quer jogar dinheiro fora, não é mesmo? Avalie quanto você está gastando ao todo com o casamento, e qual percentual de investimento representa o fotógrafo de casamento.

Se você gostou bastante do fotógrafo, é melhor investir nele do que pagar mais barato em outro que não gostou tanto. Tente ajustar os gastos para conseguir fechar com o profissional que você gostou. O benefício será muito melhor, e o custo percebido com certeza será menor.

Seu benefício será menor ao contratar um fotógrafo mais barato e que você não tenha agradado tanto. Consequentemente, você vai ter a impressão de que gastou muito dinheiro e não valeu a pena.

Ensaio fotográfico de Kedma e Natanael por Cleber Massao

3- Procedência do fotógrafo de casamento

Ser um fotógrafo de casamento exige muito profissionalismo. Quando você contrata um profissional para trabalhar daqui a 2 anos, você já pensou que ele precisa existir como empresa por pelo menos mais 24 meses?

Infelizmente vemos casos de pessoas (não cabe usar a palavra ‘profissionais’, porque não são) que agem de má fé e deixam o cliente na mão no dia do casamento. E isso já aconteceu com fotógrafos, buffets, empresas de decoração, etc.

E a maioria esmagadora são excelentes profissionais e não podem ‘pagar o pato’ desses poucos que existem no mercado. Mas, para evitar um problema desse, quanto mais você conhecer a procedência, mais tranquilo será contratar um fotógrafo de casamento.

Pergunte para seus amigos, peça indicações da sua Assessora de Casamento . Abuse do Google na hora de pesquisar por um fotógrafo na sua cidade ou região. Quando encontrar um profissional que você tenha gostado, entre em seu site, redes sociais, mande email.

Enfim, faça de tudo para estreitar o relacionamento com ele.

4 – Entregar para o fotógrafo uma lista com fotos que você gosta.

Muitas pessoas quando vão ser fotografadas, gostam de entregar uma lista de poses, lugares, etc, para o fotógrafo.

Mas pense comigo: se você é um arquiteto, já pensou ser contratado por alguém que já tivesse um esboço de como ele quer o projeto? Ou se você é médico, já pensou seu paciente te trazendo algumas opções de medicamento que ele gostaria de tomar para curar o problema que está tendo?

A mesma coisa é com a fotografia. Por isso nós aconselhamos: não leve uma lista de fotos prontas para o fotógrafo. Isso limita sua criatividade. Muitos já irão, com jeitinho é claro, explicar que não trabalham dessa forma.

Isso não significa que você não possa falar com ele que gosta de fotos assim, ou assado. Mas deixe o profissional livre. Não tenha medo de achar as fotos ruins. Afinal, você já pesquisou pelo trabalho dele e sabe que é bom, não é verdade?

Casamento de Renata e Daniel por Cleber Massao

5 – Peça para ver um álbum de casamento completo

É normal que em um site de fotografia você se depare com as melhores fotos. Mas antes de contratar um fotógrafo de casamento, peça para ver alguns álbuns prontos dele antes.

Assim você consegue ter uma noção de como ele conta a história de um casamento através da fotografia. Bons fotógrafos conseguem criar um álbum de casamento fantástico!

 

6 – O que tem no pacote?

Para que você não tenha nenhuma surpresa depois de contratar um fotógrafo de casamento, entenda exatamente qual o trabalho que será realizado, e quanto você está pagando por isso.

O fotógrafo irá trabalhar durante quantas horas no evento? No pacote constam as fotos externas, making of do noivo e da noiva, características do álbum de casamento, etc? Um bom profissional te deixará muito bem informado sobre tudo isso.

Casamento de Elaine e Bruno por Cleber Massao

 

Obrigado pela sua leitura 🙂

Em breve voltarei com mais dicas relacionadas a fotografia de casamento.

 

O que achou do post? Curta, comente e compartilhe com as amigas e amigos que também estão com o pé no altar. O que achou das dicas?? Qual delas vai usar para escolher o fotógrafo do seu grande dia???.

 

Comente

*
*