Mini Wedding passo a passo

Casais lindos do meu coração… Estão pensando num mini wedding? Vejam neste artigo o quê e como fazer.

Se vocês são daqueles casais que preferem as comemorações mais intimistas com as pessoas que realmente fazem a diferença na vida de vocês, meu conselho é que preparem um mini wedding para seus convidados.

O mini wedding, cada vez mais querido e usado no Brasil, vem se mostrando uma  alternativa aos casamentos suntuosos e deixam para trás algumas formalidades de uma comemoração tradicional.

Mas vocês sabem o que é um mini wedding é uma recepção para entre 50 e 100 convidados para uma confraternização menor. A ideia surgiu em territórios europeus, principalmente, nos países com extensão reduzida, como a Itália e a Grécia.

O conceito se espalhou pelos Estados Unidos e tem adquirido muitos adeptos no Brasil, além de ser uma ótima alternativa para aqueles que desejam inovar e reduzir os gastos com buffet, decoração, lembrancinhas e serviços no geral, garantindo, assim, uma boa economia para que os noivos invistam seu budget em outros planos igualmente interessantes.

Mas não se iluda achando que o mini wedding é sinônimo de cerimônia improvisada ou de baixíssimo investimento. Para, de fato, conseguir poupar dinheiro, é importantíssimo não tomar decisões precipitadas. O ideal é ter um bom planejamento e escolher a dedo os detalhes da festa — que envolvem desde o look do casal, até o local onde será realizada a cerimônia.

 Como preparar um mini wedding?

Por se tratar de um casamento menor, é comum que o casal tenha mais liberdade na hora de definir o seu orçamento. Com uma estimativa mais “folgada”, é possível investir em produtos e serviços de melhor qualidade, seja em relação ao buffet ou aos demais detalhes da festa, como também na fotografia e na decoração.

Para evitar inconvenientes, considere contar com uma reserva financeira — um valor extra destinado exclusivamente aos problemas inesperados que podem surgir ao longo da organização.

Quantas e quais pessoas chamar para um mini wedding?

A lista de convidados é, na maioria das vezes,  uma das partes mais sensíveis de todo casamento. Isso porque os noivos precisam analisar bem quem será chamado para a festa, sem que ninguém fique de fora  ou que se criem situações embaraçosas. No mini wedding isso dificilmente acontece!

Ao optar por esse estilo de cerimônia, vocês devem convidar somente os seus familiares e amigos bem próximos — contabilizando, no máximo, 100 pessoas. Na entrega dos convites, também é válido sinalizar que o evento é intimista e, portanto, é proibido levar acompanhantes que não estejam, devidamente, incluídos na lista.

O micro wedding

Outra opção ainda mais restrita é o micro wedding. Com uma lista ainda mais enxuta, essa versão de cerimônia conta com um número de convidados que varia entre 10 a 40 pessoas. Em contraponto, e para compensar essa quantidade reduzida de pessoas, os noivos podem optar por investir em fornecedores e serviços mais luxuosos, aumentando assim, o glamour da festa.

Onde realizar?

Aqui está mais uma grande vantagem do mini wedding: o local da cerimônia! Muitos casais costumam optar por essa modalidade, uma vez que há a opção de realizá-la em vários espaços:

  • restaurantes ou bistrôs charmosinhos;
  • em uma pousada no litoral;
  • em uma casa antiga no campo;
  • na própria residência dos noivos.

Uma ótima saída é identificar o estilo e as preferências do casal e, em seguida, encontrar um ambiente que seja aconchegante e se encaixe bem com essa proposta. Há, por exemplo, pessoas que decidem realizar o mini wedding em livrarias, museus, jardins e vários outros cantinhos encantadores. O resultado será, certamente, deslumbrante!

O mini wedding é um casamento de pequeno porte. Isso faz com que os convidados fiquem mais perto da decoração e consigam observar, mais nitidamente, os detalhes de todo o espaço. Portanto, a decoração deve ser pensada detalhe a detalhe para que seus convidados se sintam realmente brindados por beleza e capricho. Porta-guardanapos, talheres, arranjos de centro de mesa, quadros e iluminação devem ser priorizados.

Como uma forma de agradar os convidados, também é possível usar a criatividade na recepção: criando lugares marcados nas mesas e disponibilizando alguns mimos, como cardápios, velas aromáticas, mensagens especiais ou demais adornos. Eles adoram!

Para todos os estilos

Na maioria das vezes, o mini wedding conta com um estilo de decoração mais descontraído, exatamente como acontece com aqueles pautados por elementos vintage, rústicos ou boho.

Mas isso não precisa ser uma regra. O casal pode (e deve) eleger o visual com o qual mais se identifica e criar ambientes repletos de originalidade para encantar os convidados. Então, se vocês são um casal romântico, façam um mini wedding romântico, se são um casal tradicional, apostem num mini wedding tradicional. Respeitem seu estilo.

 

E o buffet?

Contar com um número pequeno de convidados pode proporcionar inúmeras vantagens ao casal. Uma delas, é a possibilidade de caprichar (bem mais) no buffet que será servido no dia da festa.

Invista em pratos variados, conte com ingredientes de alta qualidade e procure agradar a todos os paladares. Se possível, monte um menu repleto de antepastos, massas, saladas, carnes e opções para aqueles convidados que possuem uma alimentação restrita — os veganos e vegetarianos. Pense carinhosamente também nos convidados com restrições alimentares (diabéticos, intolerantes a glutem….)

Em função do horário do evento, também é interessante inovar na recepção. Casórios que acontecem no período da manhã, combinam perfeitamente com um brunch. As cerimônias à tarde podem ser compostos por um almoço ou coquetel e, os realizados à noite, com um jantar delicioso.

Soluções criativas para o cardápio do seu mini wedding

Se a ideia é seguir uma proposta mais despojada, aposte em  food trucks ou finger foods. Assim, os convidados poderão se servir o tempo todo e ter mais liberdade para dançar e curtir a comemoração. Pizzas, hambúrgueres, canapés, espetinhos e ceviches são alguns dos pratos de sucesso entre o público.

Qual é o bolo ideal para o mini wedding? 

Não é novidade que o bolo precisa de um destaque especial em um casamento — e no mini wedding, esse detalhe deve observado com ainda mais cuidado. Portanto, mãos à obra! Escolha uma decoração bem criativa e capaz de deixar os convidados com água na boca.
Lembre-se ainda, de caprichar na escolha dos docinhos. Seguindo a proposta de um evento intimista, procure optar por versões que sejam leves e mais delicadas: macarons, cupcakes, doces em potinhos….

Joyce Marchione

Espero que tenha gostado e aproveite as dicas para organizar o seu mini wedding. Não deixe de curtir e comentar este artigo. Compartilhe também com seus amigos e amigas pé no altar.

Ah… Dê uma passadinha também lá nas minhas redes sociais. Tem muitas dicas e insights pra você. FB: /ClaudiaSantosEventos e Insta: @claudiasantoseventos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente

*
*