Votos matrimoniais – momento ímpar

Creio muito num ditado que diz “A palavra tem poder”. E também acho que palavras expressadas sob a emoção de estar frente a frente, olhando nos olhos do amor da sua vida a tornam ainda mais poderosa.

É muito natural que em meio a tantas tarefas, o casal acabe por adiar afazeres tão importantes quanto simbólicos, como por exemplo, os votos matrimoniais: um dos momentos mais emocionantes da cerimônia e, muitas vezes, escritos um dia antes! Por isso, trago aqui para vocês algumas dicas e orientações para escrever o que, de verdade, quer dizer ao amor da sua vida, em perfeita sintonia com a sua personalidade e seu jeito de ser, sem parecer outra pessoa, recitando palavras que ela(e) sabe que você jamais diria.

Leia atenta e carinhosamente o texto abaixo, veja qual destes estilos de votos combina mais com você, e , mãos à obra…

Clássicos

Se vocês são aquele tipo de casal que valoriza as tradições, o protocolo, não têm arroubos de criatividade, devem apostar num texto tradicional, com trechos emocionante e citações de autores dos quais vocês gostem. Se a religião é algo importante para vocês citem trechos do livro sagrado da crença que seguem: a Bíblia, o Alcorão, a Torá, o Vedas… Caso queiram tornar os seus votos num momento ainda mais inserido na sua religião, conversem com seu líder religioso e peça a ele a indicação de um texto que se aproxime mais do estilo da sua cerimônia.

Originais

Muitos casais têm como marca registrada a autenticidade, o desejo de fazer (ser) diferente e imprimem isso em cada passo da organização, do planejamento do seu casório. Se vocês se encaixam neste perfil de casal, que tal apostar em elementos diferentes para os seus votos de casamento. Uma poesia, uma música significativa (desde que você tenha talento para isso).

Divertidos

Temos também os casais bem humorados, divertidos, que adoram rir um do outro, um com o outro e de si mesmos. Para estes aconselho os votos inusitados, cheios de pitadas de humor e de trechos que levarão seus convidados às gargalhadas. Revivam os momentos mais engraçados que viveram juntos, relembrem os encontros e desencontros que acabaram por unir vocês, os nãos que ouviu ou disse até chegarem neste dia…

Poéticos

Agora, se vocês têm dificuldade para criar algo que demonstre ao seu amor quão grande é o sentimento que nutre por ela(e) não hesite em valer-se das palavras dos grandes poetas para expressar seu sentimento e emoção. Existem muitas alternativas e muitos nomes que se dedicaram a falar do amor em tempos idos, ou até mesmo no momento em que vivemos. Dedicando um tempo às buscas, certamente você encontrará algum poeta que tenha traduzido exatamente o que você quer dizer agora à(ao) sua(seu) parceira(o).

Como escrever

Sabemos que não são todas as pessoas que têm habilidade ou paixão por escrever. Mas vamos há algumas dicas que podem te ajudar neste momento.

  • Faça um rascunho e depois selecione as partes realmente importantes e fazem sentido para você e para o seu amor;
  • Rememore fatos do início do relacionamento e coloque-os no papel;
  • Lembre-se de momentos importantes para vocês: como se conheceram, em que circunstância, o que disseram, quem tomou a iniciativa;
  • Respondam a alguma perguntinhas: quando perceberam que não precisava mais procurar a pessoa certa?; qual foi a sensação de estar diante do seu grande amor?; como soube que ela(e) era a pessoa certa?; o que te fez perceber que queria dividir com ela(e) o resto dos seu dia?;
  • Dê espaço para as virtudes e defeitos (só os pequenos) da(o) sua(seu) amada(o). Lembre-se de evidenciar sempre o que sua(seu) escolhido tem de melhor e transformar os deslizes em pequenos detalhes;
  • Fale também das expectativas e sonhos que você nutre em relação à vida, batalhas e conquistas que dividirão;
  • E a dica de ouro: não deixe para escrever os seus votos na véspera do seu casamento. Você estará muito atarefada(o), com a cabeça cheia de tarefas a cumprir, ansiosa(o)… Dedique-se a escrever seus votos, pelo menos, uma semana antes do Grande Dia.

Independente da maneira como escolheram escrever os seus votos – tradicionais, poéticos, ou divertidos, o que importa é dividir com seus convidados os motivos que te trouxeram até o altar. Então, permita que sua imaginação flua, que suas emoções aflorem e transforme este instante, num momento especial e inesquecível.

 

E então… O que achou do artigo? Gostou? Curta, comente, compartilhe e marque amigas(os)  que estão com dificuldades em escrever os votos ou ainda não decidiram que tipo de votos utilizarão. E você: com qual dos votos acima você emocionará o seu amor e os seus convidados?

Comente

*
*