O que NÃO vestir numa festa de casamento?

Publicado por em 17 jun 20. Etiqueta

Que máximo!!. Você foi convidada(o) para celebrar com um casal querido e próximo uma data super importante para eles: o casamento! E vamos combinar: se você foi convidada(o), é porque sua presença é importante neste momento. Afinal de contas, sabemos que é bem difícil para o casal fechar a lista de convidados. Muitas vezes pessoas queridas ficam de fora por conta do orçamento limitado. Então, se você permaneceu na lista faça jus a este carinho e se proponha a seguir alguma regras de etiqueta para que você e o casal tenham momentos maravilhosos ao longo da cerimônia e recepção. Para começar, que tal saber O QUE NÃO VESTIR NUMA FESTA DE CASAMENTO?

Nunca vista branco 

A não ser que seja uma festa temática onde todos devem ir com essa cor, a única pessoa na cerimônia e festa que pode estar de branco é a noiva. Esta é a cor exclusiva dela. Tons muito pálidos, como o off white e o champanhe, também devem ser evitaados. Qualquer cor que possa ser confundida com o branco deve ser descartada. Até porque muitas noivas dispensam o branco completo e optam pelas cores que citei acima.

Não ofusque a noiva

Se a celebração for formal e você desejar vestir algum brilho, escolha o mais discreto possível. Tecidos brilhantes ou com efeitos metálicos tiram a atenção da noiva e a joga contra você. Estampas de animal print causam o mesmo efeito, além de serem de mau tom para este tipo evento. Não seja a pessoa inconveniente que desvia o foco de quem o merece.

Nada muito sexy

Revelar-se um pouco não é de todo mal, mas um casamento não é o momento nem o lugar para usar sua roupa mais curta, transparente ou provocativa. Muitas uniões são celebradas em igrejas e outros locais considerados sagrados, que pedem sobriedade e respeito. Guarde o modelito sexy para uma outra ocasião. A balada, por exemplo. Um vestido de festa elegante e adequado não revela muito mais do que o joelho.

Não use jeans

Independentemente do dress code da festa, jeans é uma excelente peça para dias informais, um domingo de folga no parque, um passeio no shopping ou um chope  depois do expediente. Um casamento é único e especial e o jeans é casual demais, não importa o que digam. Ele não integra o conjunto de boas maneiras e práticas em um casamento.

Evite o preto

A princípio, não há nada de errado com “pretinho básico”. Mas aqui no ocidente a cor é associada ao luto e por isso acaba sendo inadequada para um momento de tanta felicidade. Como é um tom muito popular, esta regra acaba sendo controversa e tem uma interpretação que varia muito de pessoa para pessoa. Caso esteja nos seus planos usar preto, tente um com uma estampa associada, preferencialmente com um tema alegre, como um floral.

Fuja da cor das madrinhas

É importante perguntar a cor que as madrinhas vestirão na cerimônia para não repeti-la. Todos ficam com a impressão de que você é uma madrinha perdida, que confundiu o lugar que deveria ocupar na cerimônia. Ou que você está chateada por não ter sido chamada para tal posto. É bem desconfortável e as fotos irão eternizar a infeliz coincidência.

Pinterest

Não erre a formalidade

Da mesma forma que estar simples demais em uma ocasião social é mal vista, estar formal demais também é um problema. Ninguém vai entender o que leva alguém a desfilar um vestido de gala quando o pedido foi esporte fino. Vai parecer que você caiu na armadilha da minha segunda dica.

Não exagere nos acessórios 

Pinterest

As bolsas devem ter tamanho pequeno ou médio. Bolsas grandes só são permitidas às mães de crianças pequenas, que precisam carregar roupas, fraldas, remédios, mamadeiras e etc. Se você como eu, aprecia chapéus, use-os sem problemas. Apenas cuide para que não sejam exageradamente grandes. Homens os bonés e bandanas.

Esqueça o short e a bermuda

A menos que o casal tenha pedidopara ir de bermuda, você não deve usar a peça, mesmo num casamento casual na praia. Há calças de linho leve disponíveis no mercado que ficarão ótimas para o grande dia com vista para o mar. A única exceção à regra são as crianças pequenas, que tendem a ficar irritadas com o calor.

Resumindo, todo e qualquer traje feminino que tire a atenção da noiva ou faça você ser confundida com ela será um problema. Entre os trajes masculinos, o erro mais recorrente é sempre errar o tom da formalidade do evento. Para evitar isto, pergunte-se sobre as peças que pretende usar. Elas seriam próprias para ir no próprio casamento ou a numa reunião de negócios? Caso a resposta seja não, descarte o uso.

 

E então… O que achou das dicas? Foram úteis para você? Vão te ajudar a não errar o traje no casamento de seus amigos queridos? Me conte. Curta, comente, compartilhe e recomende este post para os seus amigos pé no altar. 

Beijos muitos, e até a proxima.

Comente

*
*