Vai se casar no inverno? Veja este breve guia do que e como fazer.

Publicado por em 01 jul 20. Tipos De Casamento

Olá casais queridos do meu coração. Hoje vamos falar sobre casar no inverno. Seu Grande Dia está agendado para os meses mais frios do ano? Então aproveite as dicas deste artigo.

Os meses de junho, julho e agosto costumam ser os menos procurados para fazer celebrações em alguns estados, por conta do frio. Mas mesmo com as temperaturas mais baixas, é possível fazer uma festa incrível! Veja abaixo algumas dicas de como organizar o seu casamento nos meses mais frios do ano.

Casamento no inverno é mais barato?

O número de casamentos costuma cair um pouco em algumas regiões do Brasil e até mesmo do mundo. Alguns espaços para casamentos e alguns fornecedores como fotógrafos, cinegrafistas, músicos e entretenimento, podem acabar oferecendo preços melhores nesta época do ano, que é quando a demanda é menor. Por outro lado, para outras empresas, como floristas, o preço não varia muito.

Destination wedding no frio

Se o frio brasileiro não é suficiente para que vocês façam uma festa com ares invernais, há sempre a possibilidade de realizar um destination wedding.

Nos países do Hemisfério Norte, é bem comum encontrar neve nesta estação – mas também é possível ter cenários branquinhos aqui na América do Sul, em países como Chile e Argentina.

A vantagem de viajar no período de inverno é que normalmente as passagens costumam baixar (com exceção de destinos que sobrevivem do turismo na neve, claro).

Montanhas são opções muito charmosas, mas certamente não são as mais baratas. Os preços costumam ser mais baixos para a escolha de locais no campo ou mesmo em cidades maiores, porque o turismo também diminui nesta época do ano. Se você for se casar em um país do Hemisfério Norte, lembre-se que no inverno é comemorado o Natal. Época nada aconselhável para quem deseja fazer viagens mais baratas.

Como escolher o local do casamento?

A escolha do local do casamento deve seguir alguns cuidados especiais:

– Tenha em mente o conforto dos convidados e, por isso, escolha um local climatizado;

– Saiba que você vai passar mais tempo no ambiente interno e, por conta disso, escolha um lugar com uma atmosfera aconchegante que faça com que seus convidados se esqueçam do tempo frio lá fora. Se tiver uma vista incrível, melhor ainda;

– Escolha um espaço de fácil acesso para carros. Desta forma, se houver frio ou neve, ninguém vai reclamar do tempo ruim e as mulheres não terão problemas com os saltos;

– Se você for se casar no exterior, é sempre bom checar se o espaço ficará aberto durante o inverno. Há alguns lugares que fecham durante a baixa temporada de casamentos.

Decoração de casamento no inverno

Se vocês decidiram se casar no período mais frio do ano, vocês têm a possibilidade de criar uma decoração aconchegante e sofisticada.

Tons quentes, folhagens, galhos, folhas secas, madeira, veludo, mantinhas e lareira deixam o ambiente acolhedor e intimista. Se o local for aberto, sugerimos que incluam mantinhas para os convidados, é uma maneira delicada de mostrar a preocupação com todos e mantê-los aquecidos. Outro ponto seria a contratação de aquecedores para deixar o ambiente mais quentinho. Itens como almofadas e tapetes são importantes para compor o cenário dos lounges.

Na paleta de cores, apostem no marsala. Xodó da paleta invernal. Vocês podem considerar também o azul marinho, mostarda, verde, amarelo queimado e todas as variações de tons mais fechados e terrosos.

Flores

Nesta época do ano, é possível encontrar algumas flores bem específicas.

Tulipas são flores lindas para decorações em estações frias e são ótimas opções para buquê, pois são bem resistentes. A cerejeira, orquídea cymbidium, azaleia, cravos, golvo e angélica também são opções lindas encontradas no inverno.

Iluminação

Esta estação do ano pede uma iluminação quente que deixa o ambiente mais aconchegante.

Luz de velas e iluminação especial para a recepção também são excelentes opções, já que os dias são mais curtos e têm uma atmosfera mais pesada.

Gastronomia

Uma das vantagens do inverno é poder explorar pratos super “aconchegantes” da gastronomia.

Para quem vai casar no inverno, é possível aproveitar carnes deliciosas e sopas, acompanhadas por encorpados vinhos tintos. Se houver neve, aproveite para deixar o vinho branco resfriando nela. Vinho com canela e chocolate quente são ótimas opções para um lanchinho da madrugada. Para o bolo, chocolate amargo é uma boa escolha. Se você estiver planejando um casamento no inverno na Itália, por exemplo, dá para comer doces típicos como o Panetone ou o Pandoro. Opções como risoto ou ravioli com queijo, carnes condimentadas ou peixes mais gordurosos como o salmão, são excelentes escolhas.

Noiva no inverno

A noiva que escolhe se casar no inverno precisa estar preparada para o frio. Muitos dizem que por conta da adrenalina dos acontecimentos do Grande Dia a noiva não sente frio. Mas é muito prudente estar preparada.

Estolas, capas e boleros podem ser ótimos recursos. Peles também são ótimas pois não pesam e esquentam muito!

Algumas noivas também recorrem aos vestidos de noiva com mangas, muito elegantes na minha opinião.

Se passar frio é um sacrifício para você, esteja atenta à escolha do tecido do vestido. Mikado, zibeline e cetim são boas opções. Renda de algodão também ajuda a aquecer.

Beleza da noiva

Maquiagem

No inverno podemos abusar das cores mais sóbrias, das cores quentes e das marcações. Como os dias são mais escuros, o esfumado dos olhos e contornos, podem ser mais intensos.

A maquiagem da noiva no inverno, assim como nas demais estações precisa ser algo que valorize a mulher e não a transforme em outra pessoa! Para os tons, nada de regras, mas rosé gold nos olhos com marrons quentes são sempre bem-vindos, nas maçãs do rosto rosa queimado e boca com cores semelhantes ao tom da boca de cada noiva, dessa forma tudo fica harmônico e equilibrado.

Cuidados com a pele

No inverno, é comum que a pele fique ressecada ou até mesmo avermelhada. Por isso, a hidratação é fundamental.

Atenção especial para os lábios. Hidrate bem a pele com o que o seu dermatologista indicar e reforce nos pontos mais sensíveis e lábios.

Penteado

Se os dias estiverem muito úmidos, como costuma acontecer no inverno, use produtos anti-umidade que seguram qualquer tipo de penteado.

Madrinhas e convidadas

Como as madrinhas provavelmente não estarão com a mesma adrenalina da noiva, é melhor se precaver contra o frio. Recomendem a elas modelos com mangas ou o uso de acessórios como estolas, pashminas e boleros.

Noivo

E para o noivo, como escolher o traje no inverno?

Para escolher a cor, é recomendável estarem bem atentos ao horário do casamento. A cor azul ainda é um coringa para todas as estações.

No inverno, a posição da Terra em relação ao sol traz uma iluminação mais equilibrada durante todo o dia. A luz natural é melhor do que qualquer flash! A lã fria é sempre o tecido mais indicado exceto se estivermos falando de temperaturas extremas, o que dificilmente encontraremos aqui no Brasil.

A cidade onde será o casamento, o horário e até se este será em ambiente aberto ou fechado, também são pontos importantes a serem observados. Cores mais claras são recomendadas para eventos diurnos e as mais escuras para os noturnos.

Fonte: ICasei

E então? Me conte o que achou do artigo. Foi útil para você? Não deixe de curtir, comentar e compartilhar com as suas amigas e amigos “pé no altar”. Ah!! E é claro que eu vou adorar receber suas sugestões e dicas de assuntos para postar aqui no blog.

Até breve!!

Comente

*
*