Veja estas opções de buffet saudável para casamento

Publicado por em 01 jun 20. Bem estar, Buffet - Catering

Em tempos de preocupação com bem estar e saúde, decidi trazer para vocês algumas opções para compor um buffet saudável para casamento. Afinal de contas, seus convidados ficarão muitíssimo felizes em saber que você se preocupou com aqueles que têm limitações ou restrições alimentares

Na busca por uma opção de buffet saudável, muitos casais encontram termos e cardápios que nem sempre representam exatamente o que desejam: pratos leves e saborosos, que não obriguem seus convidados a fugirem (muito) da dieta no Grande Dia. Por isso, analisem bem o menu e escolham as comidas de acordo com o objetivo: apresentar uma gastronomia mais light para todos ou apenas incluir no evento pessoas que têm alguma restrição alimentar.

Buffet orgânico

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados da forma mais natural possível, sem o uso de produtos químicos como agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos, bem como sem manipulações genéticas, feitas em laboratório, que resultam nos chamados produtos transgênicos. Alguns buffets de casamento já oferecem esta possibilidade aos seus clientes, tornando possível oferecer um menu totalmente orgânico para seus convidados. A busca por cardápios orgânicos parte, na maioria das vezes da preocupação dos noivos em oferecer, no seu casamento, produtos mais saudáveis ou incentivar a produção e consumo desse tipo de refeição.

Se vocês são um casal ecologicamente correto, este é o tipo de buffet que devem procurar.

Buffets light e diet

Em busca por de corpo e vida  saudáveis, muitas pessoas têm adotado alimentação light e diet no dia a dia. Oferecer alimentos assim no buffet do casamento  pode ser uma boa ideia, mas é importante saber a diferença entre os dois: alimentos diet  são indicados para pessoas que, por problemas de saúde, possuem alguma restrição a substâncias como o açúcar (diabéticos) ou sódio (hipertensos). Mas nem sempre, são indicados para quem deseja emagrecer ou não quer ganhar peso. Já os  light  têm valor energético (calorias) ou nutricional reduzidos (sal, açúcar, gordura), portanto, mais indicados para quem está de olho na balança.

Buffet vegetariano

Buffets vegetarianos estão bastante em alta nos casamentos ultimamente. Existem algumas categorias de vegetarianismo. O mais rigoroso, além das carnes (vermelha ou branca), exclui também laticínios e ovos da dieta e prioriza o consumo de vegetais, cereais, grãos e frutas. Porém , se vocês desejam um menu exclusivamente vegetariano, convém informar isso aos convidados com antecedência.

Importante não confundir vegetariano com vegano. O veganismo é um estilo de vida que luta pelo direito dos bichos e rejeita todos os produtos de origem animal, não só alimentos, mas também roupas, produtos de higiene e beleza, etc.

Buffet sem glúten e sem lactose

O glúten é uma proteína vegetal encontrada no trigo, cevada, centeio ou aveia. Pessoas com doença celíaca são hipersensíveis ao glúten e têm sérios problemas digestivos ao comer algo que contenha esses ingredientes. A lactose, por sua vez, é o açúcar que existe no leite e derivados. Muitas pessoas têm alergia ou intolerância à lactose. O buffet do casamento não precisa ser 100% “gluten free” (sem glúten) ou “lactose free”, pois isso poderia tornar o cardápio muito limitado para um evento desse porte. Mas é aconselhável oferecer opções que sejam livres dessas duas substâncias para convidados que tenham tais restrições alimentares.

Buffet japonês

Mesmo sem ascendência oriental, muitos casais brasileiros têm optado pelo buffet baseado em comidas japonesas típicas, como sushis, sashimis e temakis, para torná-lo mais leve e saudável. Porém, eu faria dois destaques: o primeiro, a importância de haver opções que fujam dos tradicionais rolinhos de arroz e peixes crus, pois nem todos são adeptos desse tipo de iguaria. O segundo ponto é que a culinária japonesa vai muito além dessas opções. Na verdade, existem inúmeras receitas de pratos quentes, feitos inclusive com carne bovina, de aves, porco, peixes e frutos do mar, sejam grelhados, cozidos, assados ou fritos (como os famosos sukiyakis e tempurás), além das massas (lamen, sobá, udon, etc.), saladas, sopas e doces. São receitas provenientes de várias regiões do Japão, nem sempre tão “magras” assim. Vale a pena explorar!

 

Me conte o que achou do post. Gostou? Tem adições a fazer? Alguma crítica? Qual destes cardápios alternativos você vai adotar para o seu casamento? Ou vai juntar um cardápio mais tradicional com uma dessas opções? Estou ansiosa e curiosa por seus comentários e sugestões.

Comente

*
*