Orçamento

Publicado por em 23 jul 18. Planejamento

Só de ouvir esta palavra alguns casais e pais de debutantes vão tremer. Mas é para tremer mesmo rsrsrsrs. Tremer e respeitá-lo, e buscar o equilíbrio com ele, e buscar o equilíbrio nele, e não sair dele.

O orçamento é a primeira coisa que vocês devem definir depois de decidir realizar um evento.

Não é possível gastar sem saber quanto se tem para gastar. Também não é possível gastar indefinidamente. Orçamento algum é um saco sem fundo. É preciso ter um norte, um horizonte, uma ideia clara do que se quer e o que é preciso fazer para atingir este objetivo.

Para isso vocês vão precisar seguir alguns passos:

Definam claramente o que pretendem fazer… Uma festa grandiosa, uma reunião entre os amigos, uma recepção para parentes e amigos, uma comemoração para os mais chegados.

Definido para quem é a festa, é hora de decidir quantos serão os convidados. Fica muito difícil decidir quanto vocês irão gastar, se não sabem quantas pessoas querem ter perto de vocês neste momento tão importante. Evidentemente, investe-se mais oferecendo um jantar refinado para 400 pessoas do que um coquetel para 100. Porém, o nível de seus investimentos será outro se, em vez do jantar, servir um coquetel para as mesmas 400 pessoas ou ainda um jantar para 100 convidados. Usei a comida, porque é o item que consome a maior parte do seu orçamento, mas numa festa tudo é calculado por pessoa e, portanto, quanto maior for o número de seus convidados, mais você terá que injetar no seu evento.

Definiu quantos convidados serão testemunhas do seu grande momento? Contrate uma organizadora de eventos. Não… não é luxo, não é bobagem. Sua mãe, sua sogra, sua madrinha não darão conta de fazer o que ela fará, a não ser que sejam profissionais da área, além do que, não é justo tirá-las da festa para cumprir tarefas que devem ser conduzidas por uma profissional. É este o melhor momento para a contratação. Ela vai te ajudar a decidir que caminho tomar, a afinar a lista de convidados, a decidir qual será a melhor decisão para o número de convidados que você definiu inicialmente e, por fim, a definir a sua verba, que é o próximo passo. Ela também será indispensável na indicação dos fornecedores que te atenderão com qualidade e dentro do seu orçamento.

Agora sim, defina quanto você quer investir. Mas seja coerente… Você pode fazer a festa que quiser, mais luxuosa ou mais modesta, mas deve estar ciente de que não será possível servir caviar, se seu orçamento for de $10.000. Não vai dar para viabilizar o delicioso doce fino daquela chef confeiteira top, cujo doce tem o valor de $7,60, se seu orçamento não estiver próximo dos $80.000. Aquele bolo lindíssimo do chef confeiteiro que não sai por menos de $10.000 não vai caber no seu orçamento de $20.000. Da mesma forma que vai ser bem difícil transformar um espaço por meio de uma decoração cenográfica se seu budget não tiver como ponto de partida os $100.000. Faça uma festa linda, inesquecível, memorável, mas que tenha o tamanho do seu orçamento. Não se permita ter dívidas grandiosas depois que seu evento for realizado.

Feito isso, é hora de saber quais serão as suas fontes. Vamos usar como exemplo um casamento: o valor investido será responsabilidade somente do casal, os pais auxiliarão, algum padrinho / madrinha dará uma contribuição consistente, há alguma fonte que tenha sido constituída exclusivamente para os investimentos do casamento (poupança, aplicação…)???? Se vale o conselho… Lá vai. Junte algum dinheiro uns dois ou três anos antes do casamento (ou festa de debutante, ou bodas) única e exclusivamente para os gastos com o seu enlace. Este caminho fará com que você alcance mais rápido e com mais segurança o valor necessário para realizar a festa dos seus sonhos.

E se você decidiu seguir meu conselho… Vou ousar e dar mais um. Evite misturar o valor destinado ao casamento com os valores que você habitualmente usa para seus gastos pessoais. Mantenha-os bem separados.

Gostou do post? Não gostou? Acha que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário contando o que achou . Aproveite para falar das suas experiências sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para mim.

Se quiser saber mais sobre algum assunto relacionado ao maravilhoso mundo dos eventos, fique à vontade para sugerir um assunto. Eu vou adorar escrever sobre o que você quer saber.

Deixe as preocupações conosco e seja seu convidado. Aproveite a vida!! Aproveite a festa!!

 

Comente

*
*