Dicas preciosas para escolher o buffet do seu casamento

Publicado por em 08 out 18. Buffet - Catering

Olá pessoas lindas do meu coração. Tudo bem?

Já falamos aqui da escolha do espaço, que se não feita com muito critério e cuidado, pode te dar muita dor de cabeça. Outra escolha bastante difícil de fazer é a escolha do buffet para o seu casamento. As ofertas são muitas, a variedade infinita e dificilmente conseguimos, no caso dos buffets, fazer uma comparação “laranja com laranja” (termo que aprendi com um dos meus noivos). Os buffets sempre oferecem algo a mais (ou a menos que seus concorrentes) com valores muito similares. Cada cardápio carrega consigo a singularidade do buffet a que pertence (os ingredientes usados, a quantidade e qualidade da mão de obra, o atendimento…)

1. Busque referências de buffet para casamento

Por esses e outros motivos, é importante que vocês busquem referências. Procurem amigos, familiares, outros casais que já tenham utilizado o serviço e peçam suas opiniões sobre a idoneidade e reputação do buffet em questão. Consulte também os serviços de avaliação de fornecedores (Reclame Aqui) ou os fóruns de noivos que pululam nas redes.

2. Fazer a degustação do buffet para casamento é fundamental!

Não fechem seu contrato antes de degustar. Um bom fornecedor não terá receio algum em deixar que vocês experimentem o seu cardápio. Eu, particularmente, recomendo duas degustações: uma para o fechamento do contrato e a segunda com o cardápio escolhido por vocês. Nem todos os prestadores de serviço de buffet trabalham com esta dinâmica, mas vocês podem solicitar e, certamente, se o buffet tiver a segurança sobre a qualidade do serviço prestado, não terão o menor problema em atender vocês.

Na degustação vocês poderão testar o sabor da comida, a apresentação dos pratos, a qualidade e agilidade do serviço.

Recomendo fortemente que não fechem um contrato com buffet sem degustar.

3. Prime sempre pela qualidade do buffet para casamento

Bastante difícil falar disso, porque cada casal sabe onde o seu orçamento aperta, mas é recomendável que, para serviços essenciais, como é o caso do buffet, vocês prezem pela qualidade em vez de pelo valor. Um serviço mais econômico no lugar de um serviço com mais qualidade, apresentação dos pratos impecável e melhor atendimento, pode acabar custando muito mais caro. Invista um pouco mais quando tiver a certeza que o tripé qualidade / atendimento / apresentação atenderá plenamente ao paladar e às necessidades de seus convidados, além, é claro de agregar valor ao seu evento.

4. O melhor buffet para casamento oferece também o cardápio certo para a sua festa

Estejam muito atentos ao cardápio… Ele deve estar adequado à estação do ano que seu casamento acontecerá, ao horário, deverá contar com uma variedade que não seja tão limitada que dê a impressão de escassez e nem tão grande que os convidados não consigam provar o máximo de itens possível.

É claro que o casamento é de vocês, mas procurem pensar nos seus convidados, em suas necessidades, e não hesite em solicitar ao buffet algumas opções diferenciadas (sem glúten, diet, low carb, vegetarianas, veganas….).

Considere também a especialidade do buffet. Se você deseja algo diferenciado, procure os buffets especializados. Se deseja o cardápio baseado em carnes, busque um buffet cuja especialidade sejam as carnes. Se pretende oferecer aos seus convidados um buffet árabe, consulte e visite os buffets especializados nestas iguarias.

5. Preço alto nem sempre é sinônimo de qualidade!

Nem tudo o que é mais caro é melhor… Mas tudo o que é melhor, certamente carrega consigo um valor diferenciado. Ou seja, nem sempre aquilo que é mais caro é melhor.

Por isso, nada de fechar com o buffet mais caro, por achar que, via de regra, o preço pago será sinônimo de qualidade. Procurem manter-se dentro do orçamento estipulado. Sempre haverá um buffet com serviço de excelência que cobra um preço justo ou que caiba dentro do seu bolso.

Faça suas buscas pelo buffet com no mínimo 12 meses de antecedência (eu recomento entre 14 e 16), desta forma você poderá potencializar o seu orçamento com um bom desconto para pagamento à vista, ou uma boa negociação para o pagamento parcelado.

6. Cada um  no seu quadrado

Evitem os pacotes… Para ser popular: cada um no seu quadrado. Bons buffets oferecem serviço de buffet, boas casas oferecem uma boa estrutura de locação, boa decoradoras  oferecem bons serviços de decoração. Só feche um pacote ao ter a absoluta certeza de que cada prestador de serviço responderá pelo seu serviço, inclusive com contratos absolutamente separados. A casa, o buffet ou qualquer outro prestador de serviço podem sim te fazer excelentes indicações, mas a decisão tem que ser sua. A contratação de um, não deve estar atrelada à contratação de outro. Podem haver vantagens por parcerias já estabelecidas, mas não aceite: para fechar comigo você também TEM QUE fechar com o fornecedor X. Sei que isso pode parecer um caminho mais fácil, mas no final das contas se mostra muito problemático, muitas vezes até traumático para o contratante, sem contar que o verdadeiro nome dessa prática é venda casada, e venda casada é crime.

Comente

*
*