Como enxugar a lista de convidados do casamento

Publicado por em 03 set 18. Convidados

Olá pessoas lindas. Tudo bem??

O assunto de hoje é espinhoso e inevitável na mesma proporção: a lista de convidados. Estão prontos???

Há algumas coisas a considerar ao iniciar a sua lista de convidados. A principal delas é o seu orçamento. Afinal a lista é definida por ele, pois a maioria dos itens da festa são calculados – e cobrados – com base na quantidade de pessoas queridas que você deseja ter ao seu lado no Big Day.

A primeira, e eu considero uma das importantes dicas, é pensar que o casamento é uma ocasião especial para vocês, e portanto, devem estar ao seu lado pessoas igualmente especiais, que convivem com vocês, que frequentam suas casas, com as quais vocês mantém diálogo frequente. Seguindo esta dica de ouro, você já exclui aquele primo que vocês não vêem há quinze anos e também aquele amigo de faculdade que não desgrudava de você mas com o qual você perdeu contato.

Reserve uma quantidade de convites para os pais do casal e peça a eles, carinhosamente, para que não excedam esta cota. Algo entre 10% e 15% do total de convidados para cada família é um excelente número. Exceção para os pais que arcarão com parte ou com todos os custos da festa. Quem paga tem todo o direito de convidar. Então se vocês desejam ter a liberdade de convidar, e não convidar, quem vocês quiserem, planejem-se.

Não vejam o grau de parentesco como um fator determinante na hora de montar sua lista. Há amigos que são muito mais chegados e queridos do que muitos primos ou até mesmo que muitos irmãos. Não se sintam na obrigação de convidar ninguém.

Dêem muita atenção à subscrição dos convites. Não hesite em solicitar a ajuda da Organizadora do seu casamento.

Sr. e Sr.a Santos – apenas o casal é convidado

Sr. Santos e família – estão convidados todos os que moram na mesma casa

Maria e José – para casais que vivem juntos mas não têm seu matrimônio oficializado (o primeiro nome é da pessoa com quem sua relação de amizade é mais estreita)

Maria – para amigas solteiras sem compromisso sério. Neste caso é delicado enviar mais um convite para que ela não vá sozinha à festa (veja abaixo o plus one)

José e João – um nome abaixo do outro. Para casais homoafetivos. O primeiro nome deve ser o da pessoa com quem sua relação de amizade é mais significativa.

Não se sintam obrigados a convidar o chefe, a não ser, é claro que vocês sejam mais do que líder e liderado.

O momento de fazer a lista de convidados é o momento para testar o quanto vocês estão dispostos a ceder. Sabe aquela amiga da sua noiva que sempre te irrita além da conta? Ou o namorado da amiga do noivo que você não acha que seja conveniente convidar? Estejam prontos para negociar e para abrir mão de algumas convicções pelo bem da saúde afetiva do casal. Mas, se esta pessoa vai causar algum constrangimento sinta-se à vontade para mantê-la fora da lista.

O plus one, já citado nas dicas de subscrição, é aquele convite que você manda para os solteiros, principalmente mulheres, para que não fiquem isolados(as) durante a festa. Esta regra é muito adequada para as pessoas que têm dificuldade de entrosamento ou que não se encaixam em nenhum dos grupos que vocês estabeleceram. Mas não desperdice os seus plus one com aquele amigo ou amiga que troca de namorado toda semana, ou mesmo e, principalmente, com o convidado deselegante que pediu para levar mais uma pessoa ao seu casamento.

Comente

*
*