Dicas para definir e organizar as fotos protocolares

Publicado por em 28 set 18. Captação de Imagem

Olá pessoas linda. Tudo bem??

E o assunto hoje é: Fotos Protocolares. Vamos lá???

Por mais que vocês apreciem o estilo foto jornalístico (aquele em que as fotos são mais naturais e menos posadas), há alguns momentos que não dispensam as fotos protocolares. Além do quê, em sua grande maioria, estas são as fotos mais solicitadas para comporem os álbuns de casamento.

Cada fotógrafo tem o seu estilo e modo de trabalho, mas é importante que o profissional de imagem e a profissional de organização estejam sempre alinhados para que o resultado seja, de fato, aquele idealizado pelo casal.

Amy Caroll

Alguns fotógrafos encaminham um briefing para o casal, solicitando informações de quem deverá aparecer nas fotos, quem deverá ser evitado, qual é o grau de parentesco, quais poses e locais são importante para o casal. Desta forma, ele já saberá durante a cerimônia e recepção quais são as pessoas e situações realmente importantes para o casal.

Outros profissionais preferem trabalhar baseados em seu próprio feeling, sem nenhum direcionamento prévio.

Mas vamos aos momento mais adequados para as fotos protocolares:

Logo após o Dia da Noiva ou Dia do Noivo é um excelente momento para fotos posadas. Nesta hora o casal costuma estar impecavelmente  lindo, afinal de contas acabaram de se preparar para seu eleito / sua eleita.

Filipe Paes

Não deixe de fazer uma linda foto com seus pajens, damas, demoiselles, pais, mães, padrinhos e madrinhas (nesta ordem). Esta foto também fica linda, e otimiza muito do seu tempo, se for feita com todos juntos em poucas variações. Mas se optar por uma foto para cada casal, costure tudo muito bem com sua organizadora e com seu fotógrafo. Se houver pessoas com mais idade (avós e avôs) seu cerimonial deverá ter a habilidade necessária para conduzi-los até o local das fotos ou já deixá-los em um local estratégico.

É muito importante que a Organização do seu evento lembre-se de que será necessário um espaço considerável para estas fotos em grupo, próximas à mesa principal ou em outro lugar que o serviço de decoração tenha preparado para este momento. O melhor momento para estas fotos é, sem dúvidas, entre a cerimônia e a recepção.

Não esqueça da ordem das fotos… Priorize as crianças, pois elas ficam impacientes e agitadas. Podem se sujar ou não serem encontradas mais tarde para as fotos. Fazendo as fotos primeiro com elas , elas já estarão liberadas para livrarem-se da roupa de pajem, dama ou florista. Uma exceção aqui para a possibilidade de haver avôs ou avós com dificuldade de locomoção. Neste caso devemos priorizá-los.

Na sequência pais e mães. E depois os padrinhos e madrinhas.

Alliance Eventos

Ao término da cerimônia faça as fotos do casal. Apenas os dois e não mais que 20 a 30 minutos. Lembrem-se que eles precisam dar atenção aos convidados.

De qualquer forma prepare entretenimento para os convidados neste momento. Capriche no buffet (entradas volantes, petiscos deliciosos e com apresentação impecável) e um lindo slide show das fotos do seu ensaio pré wedding.

E quanto às queridinhas (e odiadas na mesma proporção), fotos de mesa em mesa? Não há regras para ela. Mas há que se ter uma boa dose de bom senso para decidir entre fazê-las e não fazê-las. Há bons motivos para ambas as decisões.

Optar por fazer as fotos de mesa em mesa com os convidados é uma demonstração de delicadeza e consideração com aqueles que deixaram seus afazeres, seus lares, abriram mão de algum outro compromisso ou simplesmente decidiram prestigiar vocês como um ato de carinho. Também é um momento único com os convidados que ficará eternizado e poderá ser usado para fazer algum mimo ou homenagem mais tarde.

Mas é bom que vocês, casal, e também a Organização do seu evento, tenham em mente que cumprimentar convidados de mesa em mesa consumirá parte considerável do seu tempo de festa, além do que, é muito possível que estas fotos não saiam tão bonitas, já que teremos a poluição visual nas mesas (louças, talheres, garrafas, papéis…) e o tráfego de convidados.

Em casamentos com protocolo mais rígido o cumprimento de mesa em mesa raramente é dispensado. Já nos menos formais a decisão fica mesmo por conta do casal e da orientação da Organizadora do evento.

Costumo orientar meus casais a cumprimentar de mesa em mesa quanto temos menos de 150, no máximo 200 pessoas na recepção. Com mais convidados que isso, o cumprimento de mesa em mesa pode realmente comprometer o cronograma da festa, consumir muito do tempo do evento, fazendo com que alguns convidados (aqueles com crianças pequenas ou com mais idade), deixem a festa do seu casamento sem ter aproveitado.

Uma alternativa é fazer as fotos com os amigos, na pista de dança, depois de aberta a balada.

Sebastian Herrera

Dicas importantes para as fotos:

Converse com seus fornecedores e deixe claro para eles que noiva e noivo são importantes e devem dividir o peso, quantidade e importância das fotos. Alguns profissionais dão demasiada atenção à noiva e deixam o noivo de lado.

Deixe muito clara também a sua disposição para as fotos. Nem todas as pessoas gostam de fotos. O fotógrafo precisa ter a sensibilidade de não se demorar muito nas fotos posadas, principalmente com os casais que não são muito adeptos de fotos. Deus que nos livre de vocês saírem em alguma foto com expressão entediada.

Alguns convidados vêm espontaneamente para tirar fotos. Dê à Organização do seu casamento total autonomia, para frear alguns impulsos, caso seja necessário. Como cada passo do evento é cronometrado, é muito provável que este livre acesso dos convidados a vocês faça com que algo se perca. Se você contratou um bom serviço de organização eles saberão como proceder sem serem indelicados com seus convidados.

 

Gostou do post? Não gostou? Acha que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário contando o que achou. Aproveite para falar das suas experiências sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para mim.

Se quiser saber mais sobre algum assunto relacionado ao maravilhoso mundo dos eventos, fique à vontade para sugerir um assunto. Eu vou adorar escrever sobre o que você quer saber.

Deixe as preocupações conosco e seja seu convidado. Aproveite a vida!! Aproveite a festa!!

Comente

*
*