Bolo de casamento: regrinhas básicas de etiqueta

Publicado por em 02 out 18. Bolo de casamento

Podemos afirmar que o bolo está entre as top atrações de um casamento hoje em dia, sendo precedido apenas pela noiva e pelo vestido. São muitas as possibilidades em número de andares, coberturas, recheios e apresentações.

Como praticamente tudo no casamento, também o bolo está diretamente ligado ao gosto, estilo, perfil e preferência do casal. Os fornecedores se esmeram nas opções e, geralmente conversam antes com o casal para captar sua essência, suas preferências e até mesmo os seus pontos de conflito (o noivo ama amora e a noiva odeia…). Após esta conversa é hora de propor o sabor, a cobertura, a forma, o recheio e submeter tudo isso à aprovação do casal e seus seguidores (mães, madrinhas, familiares, amigas e amigos mais próximos…)

Mas, para que tudo seja perfeito, é aconselhável seguir algumas regrinhas para garantir a elegância e apego aos detalhes, comuns aos casais que desejam um enlace surpreendente e lindo. Vamos a elas.

Momento ideal para o corte do bolo

Dependerá muito do formato da sua festa. É um almoço? Jantar? Coquetel? Para não errar, prepare o corte do bolo para o momento após as refeições principais.

E o bolo fake?

Você pode ter os dois. O bolo de corte – colchão ou outra denominação dependendo da região) – e o bolo fake que também atende pelo nome de maquete em alguns estados. O primeiro é cortado na cozinha e o segundo ficará exposto no salão para o deleite dos olhos dos convidados. O bolo fake pode ter, num dos andares, uma massa, recheio e coberturas reais para dar mais veracidade à foto do corte do bolo. Esta é uma excelente alternativa para os casais que preferem não arriscar a possibilidade de contaminações ou infecções alimentares. Também é uma solução mais econômica.

Cupcakes podems substituir o bolo de casamento?

Siiiim! É uma excelente opção para casórios menores. Uma ideia muito bacana é que você pode investir nas particularidades nutricionais de seus convidados oferecendo a eles opções diversificadas desta maravilha que é o cupcake. Versões sem glútem ou lactose farão muito sucesso entre os convidados com alguma restrição alimentar.

Tamanho ideal

Está associado a algumas variantes que devem ser criteriosamente observadas. Por exemplo, vocês terão uma mesa somente para o bolo ou ele estará numa mesa principal, juntamente com os doces finos.

Se optar pelo primeiro formato, invista num bolo maior que chame a atenção e atraia os olhares dos seus convidados. Se sua escolha for colocá-lo junto com os doces finos numa mesa principal, pense num bolo menor para que o equilíbrio visual seja mantido.

Avaliem a altura de vocês. Se a genética não foi tão generosa com vocês no quesito altura, optem por bolos menores.  Já se forem mais altos, fiquem à vontade para escolher modelos maiores.

Como montar a mesa do bolo?

Vocês podem montá-la juntamente com os outros doces ou numa mesa isolada somente para ele. Geralmente um bolo menor é montado na mesa junto com outros elementos de decoração e itens do buffet. Os maiores, vão para mesas mais destacadas que só têm o bolo como estrela. Neste caso, estejam atentos para que o bolo não atrapalhe a visão dos momentos importantes como a brinde, por exemplo.

Quem segura a faca na hora do corte

The ladies first! A noiva segura a faca e o noivo coloca sua mão sobre a mão dela.

 

Gostou do post? Não gostou? Acha que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário contando o que achou. Aproveite para falar das suas experiências sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para mim.

Se quiser saber mais sobre algum assunto relacionado ao maravilhoso mundo dos eventos, fique à vontade para sugerir um assunto. Eu vou adorar escrever sobre o que você quer saber.

Deixe as preocupações conosco e seja seu convidado. Aproveite a vida!! Aproveite a festa!!

Comente

*
*