Aumentar ou diminuir alianças

Publicado por em 24 maio 19. Alianças

Fico imensamente feliz em ter aqui comigo profissionais de tamanha competência. E mais que competência, procuro ter aqui pessoas que amam o que fazem e que por isso fazem tão bem. Mais um especialista se junta ao time “Cláudia Santos Organização de Eventos” (na verdade dois). São um casal por quem tenho especial carinho e que toparam o desafio de escrever para vocês. Nathan e Gabriela da Nathan Joias.

 

Muitas pessoas pesquisam na internet e chegam no Ourives com mais dúvidas ou mais falsas convicções.

Por isso estamos aqui para desmistificar e/ou esclarecer algumas dúvidas!

Existem duas maneiras para se aumentar/diminuir alianças, iremos apresentá-las a seguir e dizer quais os pontos positivos e negativos de cada opção!

Primeira opção – Esticar ou encolher uma aliança.

Esticar ou encolher uma aliança é a forma mais rápida, barata e simples de se aumentar ou diminuir uma aliança.

Devido a não necessidade de corte, acréscimo de ouro, solda e acabamento, o custo é bem mais baixo, e é um serviço que pode ser feito na hora!

Porém esse processo não poderia ser só mil maravilhas não é mesmo!? É que ele tem algumas limitações, e muitas variantes… para se esticar/encolher uma aliança é necessário que a aliança seja maciça, de preferência lisa (pois com trabalhados, algumas podem deformar o desenho inicial dela), tem limite de números para esticar (normalmente mais de dois números é aconselhável cortá-la para não começar a afinar em algum ponto, variando de caso para caso, a análise deve ser feita pelo profissional na hora da execução do serviço)

Vantagens: Custo benefício (se for aconselhável no seu caso, vale a pena escolher essa opção); Agilidade no serviço (podendo ser feito na hora)

Desvantagens: não pode ser feito em todos os modelos; aumento máximo ideal de 2 números apenas (mais que isso pode deformar ou romper a aliança); não aconselhável em alianças com trabalhados e desenhos.

Segunda opção – Tirar um pedaço ou acrescentar um pedaço.

Neste caso, (considerando que você levará a um profissional de qualidade) e a forma ideal principalmente para alianças que levam qualquer tipo de trabalho e/ou desenho.

Vantagens: Serviço perfeito (sem detalhes ou alterações nos trabalhados); pode aumentar/diminuir quase que para qualquer tamanho (sendo sempre analisado por um profissional de confiança e previamente indicado por alguém)

Desvantagens: é um serviço um pouco mais caro pois ao cortar para aumentar, se leva mais tempo e é acrescentado mais material (e como ouro custa caro, o serviço encarece a cada grama acrescentada e também em proporção); é um serviço mais demorado, em 99% dos casos não pode ser executado na hora (a menos que encontre um profissional ocioso, o que não é um bom sinal. Ourives, por ser uma profissão bem escassa, nunca fica ocioso… a menos que ele não seja muito confiável ou de boa qualidade 🤷🏻‍♂)

Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. No final, quem vai saber o que é melhor será sempre o profissional do ramo.

Então é isso pessoal, eu fico por aqui e se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão de tema a ser abordado deixe nos comentários que ficaremos felizes em responder assim que possível.

Um forte abraço a todos!

 

 

O que achou do post? Curta, comente e compartilhe com as amigas e amigos que também estão com o pé no altar. Deixe seu comentário ou sugestão. Será um prazer escrever sobre o que você quer saber.

Comente

*
*