O que considerar para escolher o anel de noivado ideal

Publicado por em 01 jul 20. Alianças

Olá casais queridos do meu coração. Hoje trago para vocês algumas dicas de como escolher o anel de noivado perfeito para o amor da sua vida. Vamos lá?

A compra e a escolha do anel de noivado ideal é uma tarefa extremamente romântica, mas também muto difícil. Este objeto que vem carregado de tanto significado e simbologias e vai acompanhar vocês por um longo período de tempo. Pelo menos até que você decida presenteá-la com outro anel.

O valor financeiro é muito considerável, o que por si só, já é um belo ingrediente para tirar o seu sono.

Mas considere as orientações abaixo e veja o quanto esta tarefa se tornará muito mais simples.

Estilo de vida

Leve em consideração o modo de vida de quem usará a joia. Se for uma pessoa agitada e amante da praticidade, um anel com muitos detalhes, pedras grandes e muito projetadas pode não ser a escolha ideal, a longo prazo.

A profissão também pode impactar no estilo da joia. Algumas atividades profissionais pedem joias com estruturas mais simples. Por exemplo, profissionais que trabalham no atendimento e cuidado a pessoas, como médicas, enfermeiras, professoras e fisioterapeutas, devem evitar anéis com a coroa elevada e diamantes muito expostos.

Trabalhos manuais que envolvem tinta, comida ou terra, pedem modelos minimalistas, como o anel solitário. Em alguns casos, como na prática de atividades físicas, por exemplo, o ideal é que se tire a joia para evitar grandes danos.

Estilo pessoal

Além das atividades diárias é interessante considerar o estilo pessoal dela: O que ela veste? O que gosta de usar? Até a personalidade deve ser considerada para te auxiliar na escolha do anel de noivado perfeito.

Observe o que ela usa para se expressar, no trabalho, em ambientes sociais e mesmo em casa. Tipos de tecidos e peças, cores, sapatos e, principalmente, os acessórios que ela costuma escolher podem ajudá-lo a identificar o estilo de moda da sua futura noiva. Observe o que ela utiliza no dia a dia.

Após descobrir qual o estilo do seu amor, certamente um joalheiro será capaz de direcioná-lo para alguns designs de anéis de noivado que combinem com ela.

Se isto não for suficiente para permitir que você faça uma escolha segura , opte por peças com designs clássico.

Seu orçamento

Finanças e amor não é uma mistura simples. No entanto, com bom senso, é possível aliviar um pouco a pressão que esse tipo de decisão pode causar.

Provavelmente, o obscuro mundo das joias pode surpreender você com valores que você não vê por aí com muita frequência, principalmente se for a sua primeira incursão neste universo de brilho e altas cifras.

Não é necessário, como reza a lenda, gastar três meses de salário em um anel de noivado e, felizmente, existem modelos de anéis de noivado para diversos tipos de orçamento.

No entanto, a questão é determinar um valor que não seja alto a ponto de comprometer a sua saúde financeira, mas não tão baixo a ponto de parecer mesquinho. Não é necessário, nem faz sentindo, desestruturar suas finanças por um anel de noivado, pois a maioria das pessoas não se importa com o valor financeiro e sim com a história, a dedicação, esforço e o carinho implícitos no anel.

O aro do anel

Descobrir o tamanho do aro é, sem dúvidas, um dos maiores desafios para quem deseja formalizar o pedido de noivado. Não se trata apenas de um detalhe, mas sim de uma informação imprescindível.

Como o pedido de casamento é uma surpresa, é mais comum do que se imagina errar o tamanho do aro do anel. Na maioria dos casos, é possível realizar o ajuste de aro e grande parte das joalherias oferece esse serviço como uma cortesia para seus clientes. No entanto, para evitar futuras frustrações e imprevistos relacionados ao tamanho da joia, vale a pena se aprofundar um pouco no assunto.

É muito importante saber que nem todos tipos de anéis permitem o ajuste de aro. Primeiramente, é necessário que o anel possua um espaço livre na base, pois é ali que ocorre o ajuste. Modelos com detalhes ou com pedras cravadas em toda a circunferência do aro, não permitem o ajuste.

Além disso, alguns modelos de anéis de noivado não permitem ajustes muito grandes por causa do design ou largura do aro. Neste caso, o ourives irá determinar quantos número você pode alterar. Se você tem dúvidas em relação ao tamanho correto ou não consegue confirmar o tamanho do aro, vale conferir com o seu joalheiro se o anel escolhido permite ajustes.

Existem diversos métodos para descobrir o tamanho do anel. O cenário ideal é conseguir um anel de referência que ela utilize no dedo anelar para que seja possível medi-lo em uma joalheria. Se esse não é o seu caso, será necessário utilizar um pouquinho de criatividade para que ela mesma lhe forneça este dado.

Cor do ouro

Após definir o design e orçamento, muitos noivos se deparam com mais uma questão: a cor do ouro do anel de noivado. Afinal, existe algo como um melhor tom de ouro para este tipo de joia? Como você já deve ter imaginado, a resposta não é tão simples assim.

Aqui no Brasil, as opções mais comuns são o ouro amarelo 18k e o ouro branco 18k, enquanto no exterior, tradicionalmente, o ouro branco e a platina são escolhas mais populares para anéis de noivado.

Se você estiver em dúvida de qual cor de ouro escolher, a primeira coisa a ser considerada é o gosto dela em relação às joias. Se você não sabe, observe a cor das joias e acessórios que ela utiliza ou dê uma passeada com ela no shopping, pare para olhar algumas vitrines de joalherias e certamente, em poucos minutos, você descobrirá qual é o gosto dela.

Se ela não demonstrar preferência por nenhum tom especificamente, considere o tipo de manutenção demandado por cada liga de ouro na hora de tomar uma decisão. O ouro branco demanda mais manutenção em relação ao ouro amarelo. Isso ocorre porque o ouro branco recebe banho de um metal precioso chamado ródio, que dá brilho e cor à peça. Com algum tempo de uso, é natural que este banho se desgaste. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessária uma manutenção e consequente novo banho.

Fonte: ICasei

 

E então? Me conte o que achou do artigo. Foi útil para você? Não deixe de curtir, comentar e compartilhas com as suas amigas e amigos “pé no altar”. Ah!! E é claro que eu vou adorar receber suas sugestões e dicas de assuntos para postar aqui no blog.

Até breve!!

Comente

*
*