Jogue no lixo um planejamento de meses com estes 8 imprevistos que podem ser previstos.

Organizar, planejar, conduzir um casamento é uma experiência desafiadora e enriquecedora, mas também muito estressante a depender da maneira como você gerencia os imprevistos. Leia este artigo e detecte, desde o primeiro sinal estes problemas que podem colocar seu casamento a perder e saiba como resolvê-los.

Sim!! Imprevistos acontecem. Mas você pode estar preparada(o) para eles se souber quais são e como podem impactar o seu Grande Dia. Veja aqui alguns imprevistos que podem transformar seu casamento numa experiência (NEGATIVAMENTE) inesquecível.

1. Um (ou alguns dos seus convidados de honra) se atrasou

Sempre oriento meus casais a pensar no conforto e bem estar dos convidados ao escolher o espaço para o seu casamento, pois a distância, o percurso, a clareza do endereço, fazem toda a diferença para que seus convidados cheguem na hora e cheguem bem. A maioria dos casais me ouve e pensa em como os convidados farão para estar no momento mais importante do seu casório: a cerimônia. Mas ainda assim alguns convidados se atrasam, e pior, alguns convidados de honra (padrinhos, madrinhas, pais das damas e pajens…) também se atrasam. E não são dois ou três minutinhos, são muitos minutinhos ou até horas.

O que fazer?

 Além de ficar atenta(o) às variáveis distância e qualidade do percurso até o local da sua cerimônia ou cerimônia/recepção, prepare mapas com a localização exata do espaço e envie para os convidados. Em tempos de tecnologia em alta, aposte também nos links dos aplicativos de localização. Uma solução que não gosto muito, mas que precisamos usar (até que aprendamos que hora é hora), coloque no seu convite em torno de 30 minutos antes do horário real no seu convite. Se o seu casamento está marcado para às 16h, coloque no convite 15h30. Não esqueça daquela conversa franca, clara e objetiva com aquela madrinha ou padrinho que sempre se atrasa.

2. Convidada que aparece de branco

Convidada linda do meu coração: Use branco em todas as festas que for durante o ano, desde que não seja um casamento. Bom senso é o mínimo que se espera de uma pessoa que convidamos para um casamento. Num casório o branco só é permitido se for um pedido expresso do casal. Caso contrário BRANCO É A COR DA NOIVA.

O que fazer?

Não é possível fazer muito, afinal de contas, bom senso, as pessoas tem ou não tem. Mas há algumas coisas que podem evitar este deslize:

Coloque no seu dress code de forma clara e objetva.

Ex.: Dress Code: esporte fino. Meninas NÃO USEM BRANCO

3. Tradições ultrapassadas

Cumprimentos de mesa em mesa, corte de gravata, lançamento de buquê são momentos que boa parte dos casais não querem mais ter no seu casório por causa de novas convicções e posicionamentos, mas alguns convidados esperam ansiosamente.

O que fazer?

Comentem, entre seus convidados, antes do seu casamento, o quanto estes costumes te causam incômodo.

4. Convidados que não foram convidados

Algumas vezes acontece de as pessoas se auto-convidarem para o seu casamento e, mais que isso, se sentirem à vontade para estar lá, mesmo sem ter recebido um convite oficial.

O que fazer?

Evite falar do seu casamento em locais que estas pessoas frequentam. Fale dos planos do seu Grande Dia apenas para as pessoas que dividirão este dia com você. E mesmo para estas, deixe sempre no ar aqueles momentos mais surpreendentes e preparados para encantar seus convidados. Em suma, quanto menos as pessoas souberem sobre o seu casamento, melhor.

E mais uma vez, bom senso é privilégio de poucos. Se ainda com todos os cuidados você se deparar com a pessoa logo na primeira fila, desfoque. Leve sua atenção para outra coisa ou para as pessoas que te interessam e enriquecem o seu dia. O “ser humaninho” está lá, e não há mais nada que você possa fazer.

5. O namorado da amiga

Aquela amiga namoradeira que vive oscilando entre solteira e namorando e foi convidada quando estava no modo solteira.

Ou aqueles que receberam trinta mensagens de confirmação de presença, não responderam nenhuma, mas, olha só… Apareceram no casamento.

O que fazer?

Se você conhece bem esta característica da sua amiga, se antecipe e deixe com ela um Plus One.

Agora, com o convidado que não confirma, pouco há a fazer a não ser escolher melhor seus amigos daqui pra frente. Afinal de contas, amiga(o) mal educada(o): melhor não ter.

6. Convidado que tem opinião (negativa) sobre tudo

Comentários mal elaborados e nada gentis podem levar um casal às lágrimas. Contudo, pouco há que se fazer nestes casos. Não é possível amordaçar as pessoas.

O que fazer?

Ignore solenemente todas as críticas. O casamento precisa ter a cara, o jeito, a personalidade de vocês. O desejo de alcançar a felicidade de todos nem sempre é atingido. Se alguém não conseguir se conter e fizer algum comentário deselegante, o problema é única e exclusivamente dela(e). Ser convidada(o) para o seu casamento é um privilégio dado a poucos e não um passe livre para ser mal educada(o).

7. As crianças

Sempre espontâneas, imprevisíveis e inquietas, são adoráveis e muitas vezes engraçadas, mesmo quando fazendo algo não muito esperado.

O que fazer? 

Importante lembrar que criança educada, tem pais educados e que sabem que devem conter e ficar de olho em seus filhos. Mas para que eles também possam curtir e aproveitar a festa e tudo o que você preparou para eles, que tal contratar um serviço de recreação infantil?

Além de evitar ações indesejadas dos pequenos, você ainda presenteará os pais com tranquilidade e a possibilidade de curtir o seu Grande Dia com plenitude.

8. Os convidados “non-stop”!

Evidentemente tudo o que vocês desejam, é uma festa cheia de atrações e momentos para serem lembrados eternamente. Mas em alguns casos isso é uma excelente desculpa para aqueles convidados que ignoram que “amanhã é um novo dia”. Isso pode não ser divertido. Pode, por exemplo, dar abertura para aquele convidado que bebe um pouco além do aceitável.

O que fazer?

Tenha no seu roteiro (tarefa para a sua super assessora), momentos de bebida farta, seguidos por momentos de uma pausa nas bebidas e mais comida. Um estômago bem alimentado, absorve melhor e não se rende facilmente ao excesso de bebida.

Todos estes imprevistos, certamente já estão no radar da sua Organizadora de Casamentos. É importante que ao contratá-la vocês tenham uma conversa clara e que a deixe ciente de tudo o que pode, não pode, é aceitável, é absolutamente inaceitável e principalmente conte para ela as possibilidades de ter alguns desses problemas no seu casório.

Muitas vezes, para a sua assessora, muito mais importantes do que os seus SIMs, são os seus NÂOs.

Gostou do artigo? Foi útil pra você? Me conte aqui nos comentários o que achou e não deixe de compartilhar com suas amigas e amigos pé no altar.

Siga-me nas minhas redes sociais.

On Board Wedding: luxo, exclusividade e privacidade no seu Grande Dia

Mais um daqueles casamentos lindos, exclusivos e diferentões que a Cláudia Santos Organização mostra para vocês.

O On Board, está na categoria dos Adventure Weddings. É sim um casamento de aventura. Uma aventura mais calma, com menos adrenalina e mais contemplação, mas uma aventura.

Vocês podem fazer algumas escolhas: embarcações menores (ancorado ou navegando) ou um cruzeiro.

Em quaisquer dos casos, o planejamento e a checagem de detalhes é imprescindível. Principalmente no caso das embarcações menores, já que o mau tempo pode prejudicar o seu momento, a ponto até de vocês precisarem adiar e retomar tudo do zero num outro dia.

Ainda para as embarcações menores busque sempre a segurança de barcos ou iates com alvarás, licenças e manutenção em dia. Nada de contratar o primeiro que vir (ou que se oferecer) sem checar todos os detalhes, itens de segurança, lotação máxima, tempo de habilitação do condutor, experiência…

Importante verificar o que está incluso e por quanto tempo: Somente o barco? Inclui alguma refeição? Quanto tempo dura o passeio? Qual o percurso? Pode levar alguma atração? O que não pode levar? Quais os fornecedores que podem acompanhar vocês no barco? Perguntas que parecem simples, mas podem causar grandes transtornos se suas respostas forem contrariadas.

Vale lembrar que quando vocês têm uma Organizadora de Casamentos, ela é a responsável por fazer todos estes alinhamentos. Eu, por exemplo, tenho parceiros a quem eu entregaria meus casais de olhos fechados.

Um casamento num barco ou iate, tem que ser mini. Mini mesmo. Precisamos contar com a tripulação embarcada e isto faz com que o número de convidados não possa passar de 20/30 convidados dependendo do tamanho da embarcação.

Mas, ao contrário de prejudicar, esta limitação só potencializa a atmosfera de amor durante a celebração do seu Grande Dia, pois com certeza, com um número tão limitado de possíveis convidados, vocês vão convidar com o coração e não por educação.

O mesmo acontece caso você opte por um casamento no cruzeiro. Claro que vocês podem até convidar mais pessoas, mas neste caso a preparação começa antes ainda, já que vocês e seus convidados precisam se antecipar a outros passageiros que viajarão na mesma temporada.

E falando em temporada, aqui no Brasil, a temporada de cruzeiros começa em setembro e vai até março do ano seguinte. O ideal é que a contratação da viagem aconteça assim que abrir a temporada do ano seguinte. Mais uma vez: planejamento.

No cruzeiro, quando bem planejado, você pode contar com alguns profissionais importantes para a sua celebração, já embarcados: fotógrafo, celebrante, beauty artists, entre outros. Você só precisa estar disposto a pagar o valor (cobrado sempre em dólar). Mas você também pode levar os seus profissionais de confiança, desde que se lembre que todas as despesas destes profissionais correrão por sua conta e que o cronograma do casamento em um navio precisa ser seguido segundo a segundo. Se num casamento em terra, minha recomendação para atraso é 0, num navio a vigilância precisa ser redobrada e a recomendação é -1. Então, fotógrafo, não dá para tirar mais uma fotinho, e o mesmo vale para quaisquer outros profissionais que você decidir levar.

Da mesma forma que em qualquer modelo de Destination, aqui no On Boarding, também não há obrigatoriedades em relação às despesas dos convidados. Vocês podem optar por assumir todas as despesas e proporcionar um momento de diversão, descontração, descanso e atrações diversificadas para os seus convidados, ou, vocês podem também arcar com alimentação e bebidas, e deixar todo o resto por conta de cada convidado. Eles só não podem ser surpreendidos com uma conta que eles não esperavam e nem ser convidados em cima da hora.

Já envie então um Save The Date, com pelo menos oito meses de antecedência para que eles possam se preparar e decidir se irão ou não, seja qual for a forma que decidirem fazer (pagando tudo para todos os convidados ou deixando algumas responsabilidades financeiras por conta deles).

Quando começar a preparar?

Acho que ninguém peca por se antecipar. Comece com pelo menos dois anos de antecedência, no máximo 18 meses. Escolha o destino, prepare a lista dos convidados, CONTRATE UM SERVIÇO DE ORGANIZAÇÃO DE CASAMENTOS e prepare-se para viver momentos inigualáveis, ao lado do seu amor e junto com pessoas especialíssima na sua vida.

E aí? Me conte… Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe com aquelas(es) amigas(os) que querem um casamento lindo, diferente e exclusivo.

Tem alguma sugestão de assunto para falarmos aqui no blog. Comenta aqui embaixo ou, se preferir, me manda um direct no insta ou uma mensagem no whatsapp.

Amo falar dos assuntos que vocês sugerem.

Acesse também nossas redes sociais!

O que considerar para escolher o anel de noivado ideal

Olá casais queridos do meu coração. Hoje trago para vocês algumas dicas de como escolher o anel de noivado perfeito para o amor da sua vida. Vamos lá?

A compra e a escolha do anel de noivado ideal é uma tarefa extremamente romântica, mas também muto difícil. Este objeto que vem carregado de tanto significado e simbologias e vai acompanhar vocês por um longo período de tempo. Pelo menos até que você decida presenteá-la com outro anel.

O valor financeiro é muito considerável, o que por si só, já é um belo ingrediente para tirar o seu sono.

Mas considere as orientações abaixo e veja o quanto esta tarefa se tornará muito mais simples.

Estilo de vida

Leve em consideração o modo de vida de quem usará a joia. Se for uma pessoa agitada e amante da praticidade, um anel com muitos detalhes, pedras grandes e muito projetadas pode não ser a escolha ideal, a longo prazo.

A profissão também pode impactar no estilo da joia. Algumas atividades profissionais pedem joias com estruturas mais simples. Por exemplo, profissionais que trabalham no atendimento e cuidado a pessoas, como médicas, enfermeiras, professoras e fisioterapeutas, devem evitar anéis com a coroa elevada e diamantes muito expostos.

Trabalhos manuais que envolvem tinta, comida ou terra, pedem modelos minimalistas, como o anel solitário. Em alguns casos, como na prática de atividades físicas, por exemplo, o ideal é que se tire a joia para evitar grandes danos.

Estilo pessoal

Além das atividades diárias é interessante considerar o estilo pessoal dela: O que ela veste? O que gosta de usar? Até a personalidade deve ser considerada para te auxiliar na escolha do anel de noivado perfeito.

Observe o que ela usa para se expressar, no trabalho, em ambientes sociais e mesmo em casa. Tipos de tecidos e peças, cores, sapatos e, principalmente, os acessórios que ela costuma escolher podem ajudá-lo a identificar o estilo de moda da sua futura noiva. Observe o que ela utiliza no dia a dia.

Após descobrir qual o estilo do seu amor, certamente um joalheiro será capaz de direcioná-lo para alguns designs de anéis de noivado que combinem com ela.

Se isto não for suficiente para permitir que você faça uma escolha segura , opte por peças com designs clássico.

Seu orçamento

Finanças e amor não é uma mistura simples. No entanto, com bom senso, é possível aliviar um pouco a pressão que esse tipo de decisão pode causar.

Provavelmente, o obscuro mundo das joias pode surpreender você com valores que você não vê por aí com muita frequência, principalmente se for a sua primeira incursão neste universo de brilho e altas cifras.

Não é necessário, como reza a lenda, gastar três meses de salário em um anel de noivado e, felizmente, existem modelos de anéis de noivado para diversos tipos de orçamento.

No entanto, a questão é determinar um valor que não seja alto a ponto de comprometer a sua saúde financeira, mas não tão baixo a ponto de parecer mesquinho. Não é necessário, nem faz sentindo, desestruturar suas finanças por um anel de noivado, pois a maioria das pessoas não se importa com o valor financeiro e sim com a história, a dedicação, esforço e o carinho implícitos no anel.

O aro do anel

Descobrir o tamanho do aro é, sem dúvidas, um dos maiores desafios para quem deseja formalizar o pedido de noivado. Não se trata apenas de um detalhe, mas sim de uma informação imprescindível.

Como o pedido de casamento é uma surpresa, é mais comum do que se imagina errar o tamanho do aro do anel. Na maioria dos casos, é possível realizar o ajuste de aro e grande parte das joalherias oferece esse serviço como uma cortesia para seus clientes. No entanto, para evitar futuras frustrações e imprevistos relacionados ao tamanho da joia, vale a pena se aprofundar um pouco no assunto.

É muito importante saber que nem todos tipos de anéis permitem o ajuste de aro. Primeiramente, é necessário que o anel possua um espaço livre na base, pois é ali que ocorre o ajuste. Modelos com detalhes ou com pedras cravadas em toda a circunferência do aro, não permitem o ajuste.

Além disso, alguns modelos de anéis de noivado não permitem ajustes muito grandes por causa do design ou largura do aro. Neste caso, o ourives irá determinar quantos número você pode alterar. Se você tem dúvidas em relação ao tamanho correto ou não consegue confirmar o tamanho do aro, vale conferir com o seu joalheiro se o anel escolhido permite ajustes.

Existem diversos métodos para descobrir o tamanho do anel. O cenário ideal é conseguir um anel de referência que ela utilize no dedo anelar para que seja possível medi-lo em uma joalheria. Se esse não é o seu caso, será necessário utilizar um pouquinho de criatividade para que ela mesma lhe forneça este dado.

Cor do ouro

Após definir o design e orçamento, muitos noivos se deparam com mais uma questão: a cor do ouro do anel de noivado. Afinal, existe algo como um melhor tom de ouro para este tipo de joia? Como você já deve ter imaginado, a resposta não é tão simples assim.

Aqui no Brasil, as opções mais comuns são o ouro amarelo 18k e o ouro branco 18k, enquanto no exterior, tradicionalmente, o ouro branco e a platina são escolhas mais populares para anéis de noivado.

Se você estiver em dúvida de qual cor de ouro escolher, a primeira coisa a ser considerada é o gosto dela em relação às joias. Se você não sabe, observe a cor das joias e acessórios que ela utiliza ou dê uma passeada com ela no shopping, pare para olhar algumas vitrines de joalherias e certamente, em poucos minutos, você descobrirá qual é o gosto dela.

Se ela não demonstrar preferência por nenhum tom especificamente, considere o tipo de manutenção demandado por cada liga de ouro na hora de tomar uma decisão. O ouro branco demanda mais manutenção em relação ao ouro amarelo. Isso ocorre porque o ouro branco recebe banho de um metal precioso chamado ródio, que dá brilho e cor à peça. Com algum tempo de uso, é natural que este banho se desgaste. Assim, para que a joia recupere a vida, será necessária uma manutenção e consequente novo banho.

Fonte: ICasei

 

E então? Me conte o que achou do artigo. Foi útil para você? Não deixe de curtir, comentar e compartilhas com as suas amigas e amigos “pé no altar”. Ah!! E é claro que eu vou adorar receber suas sugestões e dicas de assuntos para postar aqui no blog.

Até breve!!

O que NÃO vestir numa festa de casamento?

Que máximo!!. Você foi convidada(o) para celebrar com um casal querido e próximo uma data super importante para eles: o casamento! E vamos combinar: se você foi convidada(o), é porque sua presença é importante neste momento. Afinal de contas, sabemos que é bem difícil para o casal fechar a lista de convidados. Muitas vezes pessoas queridas ficam de fora por conta do orçamento limitado. Então, se você permaneceu na lista faça jus a este carinho e se proponha a seguir alguma regras de etiqueta para que você e o casal tenham momentos maravilhosos ao longo da cerimônia e recepção. Para começar, que tal saber O QUE NÃO VESTIR NUMA FESTA DE CASAMENTO?

Nunca vista branco 

A não ser que seja uma festa temática onde todos devem ir com essa cor, a única pessoa na cerimônia e festa que pode estar de branco é a noiva. Esta é a cor exclusiva dela. Tons muito pálidos, como o off white e o champanhe, também devem ser evitaados. Qualquer cor que possa ser confundida com o branco deve ser descartada. Até porque muitas noivas dispensam o branco completo e optam pelas cores que citei acima.

Não ofusque a noiva

Se a celebração for formal e você desejar vestir algum brilho, escolha o mais discreto possível. Tecidos brilhantes ou com efeitos metálicos tiram a atenção da noiva e a joga contra você. Estampas de animal print causam o mesmo efeito, além de serem de mau tom para este tipo evento. Não seja a pessoa inconveniente que desvia o foco de quem o merece.

Nada muito sexy

Revelar-se um pouco não é de todo mal, mas um casamento não é o momento nem o lugar para usar sua roupa mais curta, transparente ou provocativa. Muitas uniões são celebradas em igrejas e outros locais considerados sagrados, que pedem sobriedade e respeito. Guarde o modelito sexy para uma outra ocasião. A balada, por exemplo. Um vestido de festa elegante e adequado não revela muito mais do que o joelho.

Não use jeans

Independentemente do dress code da festa, jeans é uma excelente peça para dias informais, um domingo de folga no parque, um passeio no shopping ou um chope  depois do expediente. Um casamento é único e especial e o jeans é casual demais, não importa o que digam. Ele não integra o conjunto de boas maneiras e práticas em um casamento.

Evite o preto

A princípio, não há nada de errado com “pretinho básico”. Mas aqui no ocidente a cor é associada ao luto e por isso acaba sendo inadequada para um momento de tanta felicidade. Como é um tom muito popular, esta regra acaba sendo controversa e tem uma interpretação que varia muito de pessoa para pessoa. Caso esteja nos seus planos usar preto, tente um com uma estampa associada, preferencialmente com um tema alegre, como um floral.

Fuja da cor das madrinhas

É importante perguntar a cor que as madrinhas vestirão na cerimônia para não repeti-la. Todos ficam com a impressão de que você é uma madrinha perdida, que confundiu o lugar que deveria ocupar na cerimônia. Ou que você está chateada por não ter sido chamada para tal posto. É bem desconfortável e as fotos irão eternizar a infeliz coincidência.

Pinterest

Não erre a formalidade

Da mesma forma que estar simples demais em uma ocasião social é mal vista, estar formal demais também é um problema. Ninguém vai entender o que leva alguém a desfilar um vestido de gala quando o pedido foi esporte fino. Vai parecer que você caiu na armadilha da minha segunda dica.

Não exagere nos acessórios 

Pinterest

As bolsas devem ter tamanho pequeno ou médio. Bolsas grandes só são permitidas às mães de crianças pequenas, que precisam carregar roupas, fraldas, remédios, mamadeiras e etc. Se você como eu, aprecia chapéus, use-os sem problemas. Apenas cuide para que não sejam exageradamente grandes. Homens os bonés e bandanas.

Esqueça o short e a bermuda

A menos que o casal tenha pedidopara ir de bermuda, você não deve usar a peça, mesmo num casamento casual na praia. Há calças de linho leve disponíveis no mercado que ficarão ótimas para o grande dia com vista para o mar. A única exceção à regra são as crianças pequenas, que tendem a ficar irritadas com o calor.

Resumindo, todo e qualquer traje feminino que tire a atenção da noiva ou faça você ser confundida com ela será um problema. Entre os trajes masculinos, o erro mais recorrente é sempre errar o tom da formalidade do evento. Para evitar isto, pergunte-se sobre as peças que pretende usar. Elas seriam próprias para ir no próprio casamento ou a numa reunião de negócios? Caso a resposta seja não, descarte o uso.

 

E então… O que achou das dicas? Foram úteis para você? Vão te ajudar a não errar o traje no casamento de seus amigos queridos? Me conte. Curta, comente, compartilhe e recomende este post para os seus amigos pé no altar. 

Beijos muitos, e até a proxima.

Veja estas opções de buffet saudável para casamento

Em tempos de preocupação com bem estar e saúde, decidi trazer para vocês algumas opções para compor um buffet saudável para casamento. Afinal de contas, seus convidados ficarão muitíssimo felizes em saber que você se preocupou com aqueles que têm limitações ou restrições alimentares

Na busca por uma opção de buffet saudável, muitos casais encontram termos e cardápios que nem sempre representam exatamente o que desejam: pratos leves e saborosos, que não obriguem seus convidados a fugirem (muito) da dieta no Grande Dia. Por isso, analisem bem o menu e escolham as comidas de acordo com o objetivo: apresentar uma gastronomia mais light para todos ou apenas incluir no evento pessoas que têm alguma restrição alimentar.

Buffet orgânico

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados da forma mais natural possível, sem o uso de produtos químicos como agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos, bem como sem manipulações genéticas, feitas em laboratório, que resultam nos chamados produtos transgênicos. Alguns buffets de casamento já oferecem esta possibilidade aos seus clientes, tornando possível oferecer um menu totalmente orgânico para seus convidados. A busca por cardápios orgânicos parte, na maioria das vezes da preocupação dos noivos em oferecer, no seu casamento, produtos mais saudáveis ou incentivar a produção e consumo desse tipo de refeição.

Se vocês são um casal ecologicamente correto, este é o tipo de buffet que devem procurar.

Buffets light e diet

Em busca por de corpo e vida  saudáveis, muitas pessoas têm adotado alimentação light e diet no dia a dia. Oferecer alimentos assim no buffet do casamento  pode ser uma boa ideia, mas é importante saber a diferença entre os dois: alimentos diet  são indicados para pessoas que, por problemas de saúde, possuem alguma restrição a substâncias como o açúcar (diabéticos) ou sódio (hipertensos). Mas nem sempre, são indicados para quem deseja emagrecer ou não quer ganhar peso. Já os  light  têm valor energético (calorias) ou nutricional reduzidos (sal, açúcar, gordura), portanto, mais indicados para quem está de olho na balança.

Buffet vegetariano

Buffets vegetarianos estão bastante em alta nos casamentos ultimamente. Existem algumas categorias de vegetarianismo. O mais rigoroso, além das carnes (vermelha ou branca), exclui também laticínios e ovos da dieta e prioriza o consumo de vegetais, cereais, grãos e frutas. Porém , se vocês desejam um menu exclusivamente vegetariano, convém informar isso aos convidados com antecedência.

Importante não confundir vegetariano com vegano. O veganismo é um estilo de vida que luta pelo direito dos bichos e rejeita todos os produtos de origem animal, não só alimentos, mas também roupas, produtos de higiene e beleza, etc.

Buffet sem glúten e sem lactose

O glúten é uma proteína vegetal encontrada no trigo, cevada, centeio ou aveia. Pessoas com doença celíaca são hipersensíveis ao glúten e têm sérios problemas digestivos ao comer algo que contenha esses ingredientes. A lactose, por sua vez, é o açúcar que existe no leite e derivados. Muitas pessoas têm alergia ou intolerância à lactose. O buffet do casamento não precisa ser 100% “gluten free” (sem glúten) ou “lactose free”, pois isso poderia tornar o cardápio muito limitado para um evento desse porte. Mas é aconselhável oferecer opções que sejam livres dessas duas substâncias para convidados que tenham tais restrições alimentares.

Buffet japonês

Mesmo sem ascendência oriental, muitos casais brasileiros têm optado pelo buffet baseado em comidas japonesas típicas, como sushis, sashimis e temakis, para torná-lo mais leve e saudável. Porém, eu faria dois destaques: o primeiro, a importância de haver opções que fujam dos tradicionais rolinhos de arroz e peixes crus, pois nem todos são adeptos desse tipo de iguaria. O segundo ponto é que a culinária japonesa vai muito além dessas opções. Na verdade, existem inúmeras receitas de pratos quentes, feitos inclusive com carne bovina, de aves, porco, peixes e frutos do mar, sejam grelhados, cozidos, assados ou fritos (como os famosos sukiyakis e tempurás), além das massas (lamen, sobá, udon, etc.), saladas, sopas e doces. São receitas provenientes de várias regiões do Japão, nem sempre tão “magras” assim. Vale a pena explorar!

 

Me conte o que achou do post. Gostou? Tem adições a fazer? Alguma crítica? Qual destes cardápios alternativos você vai adotar para o seu casamento? Ou vai juntar um cardápio mais tradicional com uma dessas opções? Estou ansiosa e curiosa por seus comentários e sugestões.

Votos matrimoniais – momento ímpar

Creio muito num ditado que diz “A palavra tem poder”. E também acho que palavras expressadas sob a emoção de estar frente a frente, olhando nos olhos do amor da sua vida a tornam ainda mais poderosa.

É muito natural que em meio a tantas tarefas, o casal acabe por adiar afazeres tão importantes quanto simbólicos, como por exemplo, os votos matrimoniais: um dos momentos mais emocionantes da cerimônia e, muitas vezes, escritos um dia antes! Por isso, trago aqui para vocês algumas dicas e orientações para escrever o que, de verdade, quer dizer ao amor da sua vida, em perfeita sintonia com a sua personalidade e seu jeito de ser, sem parecer outra pessoa, recitando palavras que ela(e) sabe que você jamais diria.

Leia atenta e carinhosamente o texto abaixo, veja qual destes estilos de votos combina mais com você, e , mãos à obra…

Clássicos

Se vocês são aquele tipo de casal que valoriza as tradições, o protocolo, não têm arroubos de criatividade, devem apostar num texto tradicional, com trechos emocionante e citações de autores dos quais vocês gostem. Se a religião é algo importante para vocês citem trechos do livro sagrado da crença que seguem: a Bíblia, o Alcorão, a Torá, o Vedas… Caso queiram tornar os seus votos num momento ainda mais inserido na sua religião, conversem com seu líder religioso e peça a ele a indicação de um texto que se aproxime mais do estilo da sua cerimônia.

Originais

Muitos casais têm como marca registrada a autenticidade, o desejo de fazer (ser) diferente e imprimem isso em cada passo da organização, do planejamento do seu casório. Se vocês se encaixam neste perfil de casal, que tal apostar em elementos diferentes para os seus votos de casamento. Uma poesia, uma música significativa (desde que você tenha talento para isso).

Divertidos

Temos também os casais bem humorados, divertidos, que adoram rir um do outro, um com o outro e de si mesmos. Para estes aconselho os votos inusitados, cheios de pitadas de humor e de trechos que levarão seus convidados às gargalhadas. Revivam os momentos mais engraçados que viveram juntos, relembrem os encontros e desencontros que acabaram por unir vocês, os nãos que ouviu ou disse até chegarem neste dia…

Poéticos

Agora, se vocês têm dificuldade para criar algo que demonstre ao seu amor quão grande é o sentimento que nutre por ela(e) não hesite em valer-se das palavras dos grandes poetas para expressar seu sentimento e emoção. Existem muitas alternativas e muitos nomes que se dedicaram a falar do amor em tempos idos, ou até mesmo no momento em que vivemos. Dedicando um tempo às buscas, certamente você encontrará algum poeta que tenha traduzido exatamente o que você quer dizer agora à(ao) sua(seu) parceira(o).

Como escrever

Sabemos que não são todas as pessoas que têm habilidade ou paixão por escrever. Mas vamos há algumas dicas que podem te ajudar neste momento.

  • Faça um rascunho e depois selecione as partes realmente importantes e fazem sentido para você e para o seu amor;
  • Rememore fatos do início do relacionamento e coloque-os no papel;
  • Lembre-se de momentos importantes para vocês: como se conheceram, em que circunstância, o que disseram, quem tomou a iniciativa;
  • Respondam a alguma perguntinhas: quando perceberam que não precisava mais procurar a pessoa certa?; qual foi a sensação de estar diante do seu grande amor?; como soube que ela(e) era a pessoa certa?; o que te fez perceber que queria dividir com ela(e) o resto dos seu dia?;
  • Dê espaço para as virtudes e defeitos (só os pequenos) da(o) sua(seu) amada(o). Lembre-se de evidenciar sempre o que sua(seu) escolhido tem de melhor e transformar os deslizes em pequenos detalhes;
  • Fale também das expectativas e sonhos que você nutre em relação à vida, batalhas e conquistas que dividirão;
  • E a dica de ouro: não deixe para escrever os seus votos na véspera do seu casamento. Você estará muito atarefada(o), com a cabeça cheia de tarefas a cumprir, ansiosa(o)… Dedique-se a escrever seus votos, pelo menos, uma semana antes do Grande Dia.

Independente da maneira como escolheram escrever os seus votos – tradicionais, poéticos, ou divertidos, o que importa é dividir com seus convidados os motivos que te trouxeram até o altar. Então, permita que sua imaginação flua, que suas emoções aflorem e transforme este instante, num momento especial e inesquecível.

 

E então… O que achou do artigo? Gostou? Curta, comente, compartilhe e marque amigas(os)  que estão com dificuldades em escrever os votos ou ainda não decidiram que tipo de votos utilizarão. E você: com qual dos votos acima você emocionará o seu amor e os seus convidados?