Etiqueta para convidados

Publicado por em 10 jul 18. Uncategorized

E então você resolve se casar. Tudo perfeitamente planejado, estudado, estruturado e organizado para que você, seu par, seus familiares e SEUS CONVIDADOS, tenham a festa mais linda de que já teve notícia em todo o universo…

E é neste momento que devemos lembrar que uma festa, é um momento e uma excelente ocasião de interação. Este é também, o triste momento, em que nos lembramos que nem todas as pessoas estão preparadas para interagir, para respeitar pequenas regras que auxiliarão no sucesso da sua festa ou, simplesmente, desconhecem diretrizes básicas sobre o que fazer e o que não fazer numa festa de casamento.

Sim querido casal… este post não é para vocês. É para seus convidados. Faça-os ler… com sutileza, com carinho, mas não permita que nenhum de seus convidados passe por este post sem devorá-lo.

POSSO IR DE BRANCO?

Você pode ser a melhor amiga da noiva, mas lembre-se, BRANCO É SÓ PARA A NOIVA. Não use branco numa festa de casamento. E hoje em dia, a regra é ainda mais rígida pois deve-se evitar quaisquer variações do branco (off White, marfim, gelo…), já que muitas noivas optam por estas cores na hora de escolher seu vestido. É extremamente deselegante comparecer numa festa de casamento vestida de branco, se você não for a noiva.

QUE ROUPA USAR?

Muitas de vocês já devem ter ouvido aquele famoso e pertinente ditado que diz “menos é mais”. Não tente ousar fora dos limites da discrição. Evite decotes profundos (no colo ou nas costas), transparências muito reveladoras e fendas muito altas. Este não é o momento de abusar da sensualidade e menos ainda de aparecer ou chamar mais atenção que a noiva.

O mesmo vale para os meninos: nada de brilho, cores chamativas, acessórios descoladíssimos. E se o noivo for usar terno, não vá a festa de smoking. O centro das atenções deve ser o casal e não você, convidado.

Na dúvida, entre em contato com o serviço de assessoria e informe-se sobre o dress code (traje recomendado para a recepção).

ATRASOS

Não chegue atrasado. É certo que muitas vezes tudo conspira contra: o trânsito, o cabeleireiro, o transporte chamado que não chega, o chefe que não te deixa sair mais cedo… Mas se você foi convidado para um casamento (e certamente recebeu este convite com pelo menos 60 dias de antecedência), você deve ter tido tempo para verificar as melhores rotas, ver qual o transporte te levará com mais rapidez, checar os caminhos com menor volume de tráfego, e negociar um bom horário para sair do trabalho. Saia de casa com pelo menos uma hora de antecedência do horário previsto. Planeje-se, organize-se, adiante-se e, se o atraso for inevitável, procure não chamar a atenção dos demais convidados ao chegar.

NÃO LEVE (OU PEÇA PARA LEVAR) UM AMIGO

Esteja atento ao que está escrito no convite. Se ele está endereçado ao Sr. E Sr.a Santos, isto significa que somente o casal está convidado. Se a escrita é Sr. Santos e família, você e seus parentes de primeiro grau estão convidados. Se no convite estiver Sr.a Maria, somente a Maria deverá ir à recepção. Nada de levar amigos, parentes próximos e pessoas de outro nível de relacionamento. Quando o casal organiza seu casamento, o faz para um número determinado de pessoas. Levar um amigo, a moça ou o rapaz que você conheceu ontem na balada, é extremamente desrespeitoso com o casal, que fez tanta questão da sua presença neste momento tão especial da vida deles.

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA

Infelizmente ainda não é um hábito entre nós, mas é altamente recomendável, e elegante, acessar o serviço de confirmação de presença e dizer se vai, ou se não vai ao casamento. O serviço pode estar a apenas um clique no site do casamento do casal, ou pode ser feito por meio de um e.mail do próprio casal ou do serviço de organização de casamentos. Geralmente, no convite o casal solicita a confirmação de presença e orienta como esta deverá ser feita. Ex.: Por favor confirme sua presença até o dia 30/11/18 pelo e.mail atendimento@claudiasantoseventos.com.br. Pelo serviço de confirmação de presença, quando feito por meio de uma organizadora de casamentos, você também poderá obter informações sobre a lista de presentes, sobre o dress code, sobre a localização e outras informações relevantes.

CONHEÇA OS SEUS LIMITES E NÃO EXAGERE NA BEBIDA

Evite os constrangimentos que geralmente são causados pelo excesso de bebida. Respeite o seu limite, respeite os demais convidados e, principalmente, respeite o casal. Dar vexame, destratar ou incomodar outros convidados, passar mal a ponto de precisar de socorro médico, certamente irá envergonhar os seus anfitriões

PRESENTES NA FESTA… NÃO

Levar presentes na festa de casamento é uma total e absoluta gafe. Procure comprar o presente antes e enviar ao casal no máximo três a quatro dias antes do enlace. Se realmente não for possível entregar antes, deixe com os pais dos noivos antes ou depois da recepção. Levar na festa, NUNCA.

EVITE O USO INDISCRIMINADO DO CELULAR

A tecnologia… ah a tecnologia. Maravilhosa, nossa companheira e solução para muitos de nossos problemas. Mas quando mal usada, pode causar enormes constrangimentos. O casal contratou excelentes fotógrafos para as fotos do casamento e, de repente, eles (os fotógrafos) se deparam com alguém no meio da nave tirando uma foto.

Não seja esta pessoa. Não atrapalhe os fotógrafos. Eles foram pagos para prestar um serviço e não deve ser você a causar qualquer empecilho para que eles desenvolvam de forma excelente o trabalho a que se propõem.

 

Gostou do post? Não gostou? Acha que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário contando o que achou. Aproveite para falar das suas experiências sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para mim.

Se quiser saber mais sobre algum assunto relacionado ao maravilhoso mundo dos eventos, fique à vontade para sugerir um assunto. Eu vou adorar escrever sobre o que você quer saber.

Deixe as preocupações conosco e seja seu convidado. Aproveite a vida!! Aproveite a festa!!

Comente

*
*