Fornecedor não é convidado

Publicado por em 13 jul 18. Uncategorized

Olá pessoas lindas… Tudo bem?? Hoje vamos falar um pouco sobre o comportamento dos fornecedores.

Só um pouco…. Porque este é um assunto que por mais que falemos não se esgota, devido às divergências e pontos de vista diferentes tanto de fornecedores quanto de clientes. Então, desde já, esclareço, aqui vai o  que eu penso e como eu oriento a minha equipe.

Sim… É exatamente assim que penso. Fornecedor não é convidado. O cliente, os demais fornecedores, os convidados, nos devem respeito, mas nossa condição de fornecedores não nos dá direito a uma mesa no salão, a encher a boca de doces diante dos anfitriões, a exibir copos diante dos convidados e a tratar um convidado como amigo de infância, ainda que ele o seja.

Nossa missão ali é prestar um serviço.

Alimentar-se da mesma comida dos convidados… Somente se o anfitrião permitir. Imaginemos que em grandes festas o staff é uma festa dentro da festa. Muitas vezes o número de prestadores de serviço chega facilmente a 30, 40 pessoas. O anfitrião tem sim, a obrigação, na maioria das vezes prevista em contrato, de nos alimentar enquanto trabalhamos, mas ele não precisa pagar $110 – $250 para que UM fornecedor contratado se alimente. Ele pode contratar um cardápio staff (cardápio mais simples que será servido aos prestadores de serviço em horários previamente combinados).

Evidentemente, há anfitriões que nos liberam para comermos da mesma comida que todos os convidados, mas, se este for o caso, é bom que isto esteja muito claro, para não causar constrangimentos e desentendimentos com o buffet (que algumas vezes também dificulta muito as coisas…)

A famigerada, e linda, e deliciosa mesa de doces… Queridos colegas, ela não é para nós. A não ser que o próprio anfitrião ofereça e você se sinta à vontade para aceitar (eu não me sinto), não pegue os docinhos da mesa. Eles também têm um valor bastante significativo, e foram feitos para o deleite e para o paladar dos convidados. Vale lembrar que também foram feitos por um prestador de serviços, que certamente cobrou pelo serviço prestado, como você cobrou pelo seu.

Bebidas… Nem pensar. Alcoólicas: NUNCA. Não Alcoólicas: no momento do seu jantar, preferencialmente distante dos convidados. Água: vá até a cozinha com discrição, peça à pessoa responsável pela cozinha e beba lá mesmo. Não transite com copos na mão e não beba diante dos convidados.

À exceção dos garçons e dos fotógrafos, seja invisível. Não atravesse o salão, não grite, não faça gestos exagerados, não corra. Se alguém pedir uma informação ou ajuda, seja cortês, educada(o), fale num tom de voz audível, porém delicado. Fixe um sorriso no rosto e seja gentil com os convidados daqueles por quem você foi contratada(o).

Diferencie-se para que seja fácil identificar você como um prestador de serviço e pedir sua ajuda se ela for necessária. Um uniforme bem cuidado (cheiroso, passado, sem manchas…). Não acho que tem que ser necessariamente preto, mas de uma cor escura e sóbria.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nós não vamos às festas para nos divertir, comer ou beber bem ou experimentar comidas e bebidas diferentes. Nosso objetivo é fazer do evento no qual estamos trabalhando, um evento inesquecível, é facilitar o andamento da festa, é entreter, é fazer com que anfitriões e convidados tenham uma experiência de qualidade com nossos serviços.

Por isso, é imprescindível que saibamos nos comportar e agir dentro de modelos éticos compatíveis com o serviço que prestamos. É indispensável estarmos cientes de que NÃO SOMOS CONVIDADOS.

 

Gostou do post? Não gostou? Acha que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário contando o que achou deste post. Aproveite para falar das suas experiências sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para mim.

Se quiser saber mais sobre algum assunto relacionado ao maravilhoso mundo dos eventos, fique à vontade para sugerir um assunto. Eu vou adorar escrever sobre o que você quer saber.

Deixe as preocupações conosco e seja seu convidado. Aproveite a vida!! Aproveite a festa!!

Comente

*
*