Quatro dicas para iniciar o planejamento do seu grande dia

Publicado por em 16 jul 18. Uncategorized

Olá pessoa lindas… Tudo bem?

Hoje vamos falar sobre os quatro primeiros passos que vocês devem seguir para iniciar o planejamento do seu casório.

É importante que vocês saibam que estas são as providências fundamentais e, portanto, as que nortearão e influenciarão diretamente todas as decisões que tomarem. Por isso ponderem calmamente sobre estas questões e uma vez definidas, tentem não alterá-las.

  1. Escolha a data do seu enlace

Parece óbvio, mas não é tanto assim.  A data pode te auxiliar, por exemplo, a definir o número de convidados do seu casamento. Escolha uma data próxima de um feriado prolongado e é bem provável que apenas os amigos mais próximos compareçam. Os demais convidados podem já ter a data comprometida com alguma viagem de família. Feriados prolongados também são uma excelente escolha para casais que tem parentes morando muito longe. O feriado facilita a vinda deles para este momento tão importante da sua vida.

  1. Iniciem a sua lista de convidados

Escolhida a data, partam para a lista de convidados. Definam para quantos convidados será o seu casamento e, se possível, façam uma prévia da lista. Cedo demais? De jeito nenhum. Vocês vão precisar ter o número de convidados definido para iniciar os orçamentos. Todos os orçamentos de um evento (buffet, decoração, espaço, bar, doces, lembranças, bebidas…) são elaborados com base no número de pessoas convidadas para o seu casamento. Se vocês estiverem com o orçamento apertado, também será a lista de convidados que os auxiliará na decisão do que servir (jantar, coquetel, bolo e champagne…),  onde e a que horas recepcionar os convidados (de manhã numa recepção mais descontraída e informal, num final de tarde para um encontro intimista com parentes e amigos ou à noite numa festa clássica com pompa e circunstância).

Certifiquem-se de conhecer muito bem todos os seus convidados para oferecerem a eles uma experiência de conforto e encantamento numa ocasião tão especial para vocês.

Não convide por educação ou por exigência de outras pessoas, a não ser, é claro, que estas pessoas estejam te ajudando com as despesas da festa.

  1. Que tipo de festa vocês desejam oferecer aos seus convidados??

Este é o próximo passo. Responda a esta pergunta e garanta uma dose extra de tranquilidade ao planejamento do seu enlace.

Ao definir o estilo da sua festa, você estará mais próximo de decidir também quanto precisará investir (se será possível manter o budget extraído desta definição ou se alguma adaptação será necessária). Partam da festa dos seus sonhos, mas estejam prontos para colocar os pés no chão.

Tenham claro que poderão sempre ter a festa que desejarem, mas talvez, não exatamente com os fornecedores que imaginaram. Há ótimos fornecedores para todos os bolsos.

O estilo define quase automaticamente o tipo de local e o horário que sua cerimônia e festa serão realizadas.

Pensem muito bem e decidam juntos o que tem a ver com vocês, o que remete a sua história, o que arranca sorrisos (gargalhadas) de ambos. Este é o momento de começar a exercitar o altruísmo, a empatia.

4. Defina o orçamento

Dos quatro, acho que este é o passo mais importante e também o mais difícil.

É hora de estabelecer o orçamento. Quanto têm disponível? Quem arcará com que despesas? Terão um Fundo Casamento, mantido e alimentado pelos dois para suportar as despesas do casório? Alguém mais ajudará vocês com as despesas?

É muito importante que estas questões estejam muito claras.

Também é importante priorizar. Definam aquilo que é mais importante para vocês (aquele espaço que visitaram e que tem a cara de vocês, uma excelente comida, o vestido que te arrancou suspiros, o bar com aquela variedade excepcional de bebidas criativas e deliciosas…). Invistam no que para vocês é prioridade. Tratem com muito carinho, porém com um pouco menos de aporte financeiro os demais itens.

E lembrem-se: definido o orçamento, não se permitam sair dele. Não caiam nas armadilhas propostas pelo mercado, confiem e sejam honestos com a organizadora do seu casamento. Certamente ela será a sua melhor parceira para controlar o budget e também para encontrar os fornecedores que tenham a qualidade que merecem e o valor que podem pagar.

Gostou do post? Não gostou? Acha que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário contando o que achou. Aproveite para falar das suas experiências sobre o assunto. A sua opinião é muito importante para mim.

Se quiser saber mais sobre algum assunto relacionado ao maravilhoso mundo dos eventos, fique à vontade para sugerir um assunto. Eu vou adorar escrever sobre o que você quer saber.

Deixe as preocupações conosco e seja seu convidado. Aproveite a vida!! Aproveite a festa!!

Comente

*
*